sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Para combater a dengue, drone será utilizado mais uma vez em Mogi...

Para combater a dengue, drone será utilizado mais uma vez em Mogi Mirim

O combate à dengue em Mogi Mirim deve ganhar mais uma vez o auxílio de um veículo aéreo não tripulado, os chamados drones, já utilizados na cidade no início de março. O retorno foi confirmado à reportagem pelo secretário de Saúde, Gerson Rossi Junior, na última quinta-feira. A região escolhida para o trabalho será o Centro, mas  uma data para que o voo do aparelho seja realizado ainda não foi estipulada pela pasta. A tendência é que as vistorias aéreas aconteçam até maio.

A escolha pela região central está ligada ao fato de concentrar um considerável número de prédios e imóveis altos, sejam residências, particulares ou públicos, e locais de difícil acesso para as equipes da saúde que atuam na luta contra a proliferação do mosquito aedes aegypti. “Como no Centro deu uma acalmada (no número de casos) não vou desperdiçar investimento, nas próximas ações queremos o drone para fazer uma supervisão em cima, de prevenção, de acompanhamento. A área central seria a região ideal para isso”, explicou o secretário.

Drone site
Aparelho, que já foi usado em março, será visto nos céus da cidade nas próximas semanas. (Foto: Arquivo)

A possibilidade de os drones serem utilizados em bairros e regiões mais afastadas do Centro, por ora, está descartada por Gerson, justamente pelo acúmulo de imóveis de médio e grande porte. “Tem que ser a área central, até pode ir para bairros, mas no momento não há necessidade. Nossa equipe percebeu que terá mais eficiência em prédios e imóveis altos, onde não tem condição de subir”, completou.

O custo do drone, fornecido por uma empresa especializada, gira em torno de R$ 1 mil por hora.

ESTREIA

Na primeira semana de março um drone, cedido gratuitamente pela empresa Limiar Photo Design, foi utilizado pela Prefeitura de forma experimental. O aparelho monitorou os imóveis da Rua Conde de Parnaíba, a partir das Lojas Cem até o imóvel que abriga o banco HSBC, na esquina com a Rua Ulhôa Cintra.

Após isso, a equipe seguiu até o Paço Municipal e vistoriou, do alto, parte do imóvel que abriga diversos departamentos municipais e um prédio ao lado. Todas as imagens foram gravadas por uma câmera acoplada no drone e será analisada.

Dia D

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments