Ações que tornem Mogi Mirim uma Cidade Sustentável, slogan adotado pelo Prefeito Luis Gustavo Stupp (PDT) neste seu primeiro ano de governo são mais do que necessárias. A opinião é consenso entre inúmeros munícipes e dentro da Câmara Municipal ganha importância. Uma das opiniões vem do vereador Benedito José do Couto (PV), o Dito da Farmácia, defensor do Meio Ambiente e uma das poucas autoridades em Mogi que lutam pela causa.
Dito já foi responsável por elaborar um requerimento enviado à Prefeitura pedindo melhorias que visam tornar Mogi mais próxima a uma cidade sustentável. O objetivo era fazer com que o documento se transformasse em um projeto de lei, mas até o momento nada saiu do papel. Em sua edição do último sábado, O POPULAR publicou reportagem especial mostrando que a cidade está longe de ser sustentável, como problemas de poluição no Rio Mogi Mirim, no lago do Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, na falha da coleta de lixo orgânico e na sujeira encontrada pela rua e até próximo a lixeiras.
Na opinião de Dito, integrante do Partido Verde, grupo que defende a causa em todo o país, o cenário atual requer cuidados. “Preciso melhorar o nível, hoje está longe do ideal. Acho que uma das coisas principais é a despoluição dos rios, recuperar nascentes, realizar um trabalho de preservação e cuidado dessas nascentes”, relatou, emendando em novas cobranças. “O principal também passa pela educação, pela cultura. Temos que fazer um trabalho que incentiva a pessoa a colaborar com o Meio Ambiente”, ressaltou.
A educação é na opinião de Dito o básico para que a população desenvolva uma consciência que colabore para o tema sustentabilidade. A coleta tanto do lixo comum, como do lixo orgânico, hoje deficitária na cidade pelo atraso no calendário, é outro ponto que precisa mudar na opinião do vereador. “O ideal é separar o reciclável do orgânico, realizar um processo de compostagem”, resumiu.
Procurado, o vice-prefeito e presidente da Comissão Municipal para Elaboração do Plano de Gestão em Resíduos, Gerson Rossi Junior, afirmou que o município já desenvolve ações que colaborem para o Meio Ambiente, mas que iria se manifestar sobre o tema na próxima semana.
O site de O POPULAR promoveu durante a última semana uma enquete onde perguntava aos internautas se acreditavam que a cidade poderia tornar-se sustentável. O resultado apontou que 51% votaram na opção ‘não’, contra 49% ‘sim’.