sábado, abril 12, 2025
INICIALColunistasPara não dizer que não falei das flores

Para não dizer que não falei das flores

O mês de setembro surge florido e belo anunciando a mais linda estação do ano, elas se espalham por todos os lados. Jardins, estradas, matas, elas fazem o espetáculo mais impressionante que nossos olhos podem ver.
Ah, as flores!!! Em todos os tons, cores, tamanhos, estranhezas, e suas formas exóticas só podiam ter sido criadas pelo Deus de toda sabedoria e imaginação. Ele criou um lugar especial para elas, chamou esse lugar de jardim. A bíblia diz em Gênesis 2:8, “e plantou o Senhor Deus um jardim no Éden e pôs ali o homem que tinha formado”.
Isso me faz pensar que Deus foi o primeiro grande jardineiro e que, pondo o homem ali para lavrar e guardar o jardim, também cravou ali a primeira profissão: jardineiro (paisagista). E, é nesse pensamento que não posso deixar de falar das flores, pois cada uma delas em sua essência traz uma mensagem direta de Deus.
Cito apenas algumas. A maravilhosa rosa exige muito cuidado e precisa ser podada para dar muitas outras rosas. A margarida pode ser cultivada em qualquer clima e em todo lugar e floresce em qualquer estação. O crisântemo parece que está sempre dando lugar a outras flores. O lírio aponta para a confiança. As palmas florescem voltadas para o mesmo lado. As bromélias resistem os tempos e embelezam as pedras. As orquídeas com milhares de espécies, em uma época tão discretas, e em outra majestosas.
A bíblia usa a metáfora de jardins e flores para conosco. Em figura, Deus é o jardineiro e nós somos chamados de jardim de Deus. Cada um de nós é uma flor. E assim devemos cumprir nosso papel florescendo em todos os tempos e estações, considerando os outros, praticando a humildade, confiando sempre em Deus e, se precisarmos das podas, devemos permitir para que novas flores possam nascer. Por isso, neste artigo falei de flores. E que todo leitor floresça no lugar em que está plantado.

Bispo Vilmar Dacampo

Nascido em Erechin-RS,
formado em Teologia, é ex-comerciante e tem 29 anos de pastorado

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments