MARCEL ALEX SOARES DOS SANTOS
@drmarceldermatologista
O protetor solar é um produto essencial e seu uso deve ser diário. Isso porque, com ele, é possível proteger a pele da ação dos raios ultravioletas (UVA e UVB), que causam o envelhecimento precoce da pele, manchas e que podem levar ao câncer de pele. Protege também da luz visível, presente nas telas dos computadores e celulares e que pode ser um agravante para as já citadas situações.
Além da prevenção de doenças, o produto é também um aliado na rotina de skincare e hoje em dia pode conter ativos que ajudam no cuidado. Pode uniformizar o tom da pele, se estiver com ativos clareadores na fórmula.
Caso não contenha ativos clareadores na fórmula, o que ele pode fazer é evitar que a sua mancha piore. Pode ter ativos anti-idade ou ativos antioxidantes como a vitamina C, substâncias que diminuam a oleosidade da pele e previnam o surgimento de acne, base hidratante para aqueles que têm pele seca e, em alguns protetores, contém produtos que combatem as lesões pré-cancerígenas da pele.
O protetor solar deve ser usado todos os dias para proteger a pele contra os danos causados pelo sol, mesmo quando o dia estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.
É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.
Utilize um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e que tenha, no mínimo, fator de proteção solar (FPS) 30. Reaplique o produto a cada duas horas ou menos nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplique uma boa quantidade pela manhã e reaplique antes de sair para o almoço.