
Os trabalhos do Bem-Estar Animal (BEA), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, além de prestarem apoio a cães e gatos de famílias da cidade, assistem também animais de rua.
Para essa empreitada, a instituição conta com o apoio voluntário das Protetoras Independentes, grupo formado por adeptas da proteção animal.
Ao longo de 2020, a parceria entre BEA e Protetoras Independentes promoveu a castração de mais de 700 gatos de rua e abandonados.
Após ações de captura em todas as regiões do município, os animais recolhidos pelas protetoras são levados ao instituto para que seja feita a castração de forma gratuita.
Coordenadoras das atividades, as mogimirianas Karina Puggina e Taciana Boveloni explicam que o processo de cuidado aos felinos não para na castração.
Após a promoção da intervenção cirúrgica, as protetoras intermedeiam a adoção responsável dos bichinhos, buscando lhes dar um novo lar.
Os êxitos alcançados pela parceria têm sido fundamentais para a diminuição de animais abandonados nas ruas.
Segundo cálculos em progressão geométrica elaborados pelo grupo, os índices de castração alcançados podem significar a redução de até 4.800 novos gatos nas ruas da cidade.
Karina enfatiza que, mais importante que a realização das castrações, é o trabalho exercido pelo grupo em prol da conscientização da população.
“É importante que as castrações sejam feitas para que não haja risco de abandono de animais. O primeiro controle deve ser feito pela própria família”, pontuou.
Taciana complementa indicando o quão importante é o papel do BEA nessa missão.
“O BEA presta um trabalho fundamental à comunidade, com atendimentos gratuitos à população. Seus serviços geram não só benefícios individuais, mas a toda a população”, finalizou.
Com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, o BEA está localizado à Rua Joaquim Dias Guerreiro, 111, Mirante, atendendo o público das 8h às 14h.
A prestação de serviços é feita prioritariamente a pessoas com renda de até dois salários-mínimos, baixa renda ou que estejam inscritas em programas sociais, como o Bolsa Família e sistema CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Consultas podem ser agendadas através do telefone (19) 3804-5005.
Campanha de Castração
A partir de 20 de agosto, nesta quinta, o Bem-Estar Animal (BEA) inicia uma nova campanha de castração.
A campanha consiste na busca pelo aumento de consultas veterinárias desempenhadas pela entidade à população de baixa renda.
Para isso, um novo mecanismo de agendamento de horário será disponibilizado à população.
Através do setor de protocolos da Prefeitura, à Rua Dr. José Alves, 129, o cidadão poderá agendar atendimentos no BEA, mediante apresentação de RG, CPF e comprovantes de renda e endereço. (Da Redação)