Nelson Patelli Filho
Não é povo aquele que não cultua e venera suas glórias, suas personalidades, suas mais caras tradições” (Juvenal Sayon)
Numa das mais belas páginas da poesia brasileira, Manoel Bandeira sonhou em viajar para um lugar distante e acolhedor, tranquilo e risonho, esboçado nos popularíssimos versos. “Vou-me embora pra Pasárgada, lá, sou amigo do rei”. Parodiando esse trecho famoso, resolvi: “Vou-me embora pro Passado, lá, sou amigo da saudade”.
Lá, as orquestras de Ray Conniff, Glenn Miller e Mantovani fazem sucesso. Como também os cantores Nelson Gonçalves, Francisco Alves e Orlando Silva, Angela Maria e Cauby Peixoto, Carlos Galhardo e Silvio Caldas, Vicente Celestino, Luiz Gonzaga, Jorge Goulart e Dalva de Oliveira, além das duplas, Tonico e Tinoco e Alvarenga e Ranchinho, os conjuntos Demônios da Garoa, Bando da Lua, The Beatles e Mamas and Pappas.
Vou-me embora pro Passado. Lá, sou amigo da saudade! Lá, existem guloseimas inesquecíveis como a cerveja Inglesinha e as pizzas do Bar Mirim; croquetes e pastéis do Bar Formenti; quibes e manjar branco da Henriqueta Mansur; cocada-de-fita e pão-de-banha da Cesira; arroz doce e chocolate do Clementino; mortadela e presuntada da Paulista; goiabada e marmelada da Fábrica de Doces União; bauru do Bar do Primo Coan; sanduíche de carne de porco do Bar ao Ponto e cafezinho tirado na hora do Bar di Pila.
Vou-me embora pro Passado. Lá, sou amigo da Saudade! Lá, são exibidos filmes do Rin-Tin-Tin, do Tarzan com Jane e Chita, do Flash Gordon e do Gordo e o Magro, da Marylin Monroe e da Ingrid Bergman, do Tyrone Power e Clark Gable, do Errol Flyn e Ava Gardner, do Roy Rogers e Tom Mix.
Vou-me embora pro Passado. Lá, sou amigo da Saudade! Lá, estão jogando futebol: Armandinho, Mingau, Neco, Solon, Saulo Garcia, Saddi, Iato, Champrinha, Diamantino, Hugo, Henrique, Naquinho, Leto, Válber e Rivaldo, Bira, Santana e Aleluia. São tenistas: Dr. Hermes, Quinzote, D. Irene e Milton Pedreira. Jogam basquetebol: René, Dalton, Ulisses, irmãos Baldi, Gui e os irmãos Mello do Prado. Lá, existem as piscinas fluviais do Zé Lourenço e da Aguardente do Reino, os piqueniques no Horto e na Cachoeira, os rinques de patinação em que reinava o pai Nelson.
Vou-me embora pro Passado. Lá, sou amigo da saudade!
Preceitos Bíblicos
“Eu te exaltarei, ó Deus, meu rei, e bendizei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. O Teu reino é um reino eterno, o Teu domínio dura para sempre, em todas as gerações”. (Salmo 145)
Túnel do TEMPO
A Rua Marques, na Vila Bianchi, Aterrado, não foi nomeada por lei específica. Seu nome foi dado pelo povo e encampado pela Prefeitura.
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional
278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas
260 páginas e 47 fotos
Pontos de venda em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro