sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosPasárgada e o passado n° 682 – 1° parte

Pasárgada e o passado n° 682 – 1° parte

Nelson Patelli Filho

Não é povo aquele que não cultua e venera suas glórias, suas personalidades, suas mais caras tradições” (Juvenal Sayon)

Numa das mais belas páginas da poesia brasileira, Manoel Bandeira sonhou em viajar para um lugar distante e acolhedor, tranquilo e risonho, esboçado nos popularíssimos versos. “Vou-me embora pra Pasárgada, lá, sou amigo do rei”. Parodiando esse trecho famoso, resolvi: “Vou-me embora pro Passado, lá, sou amigo da saudade”.

Lá, as orquestras de Ray Conniff, Glenn Miller e Mantovani fazem sucesso. Como também os cantores Nelson Gonçalves, Francisco Alves e Orlando Silva, Angela Maria e Cauby Peixoto, Carlos Galhardo e Silvio Caldas, Vicente Celestino, Luiz Gonzaga, Jorge Goulart e Dalva de Oliveira, além das duplas, Tonico e Tinoco e Alvarenga e Ranchinho, os conjuntos Demônios da Garoa, Bando da Lua, The Beatles e Mamas and Pappas.

Vou-me embora pro Passado. Lá, sou amigo da saudade! Lá, existem guloseimas inesquecíveis como a cerveja Inglesinha e as pizzas do Bar Mirim; croquetes e pastéis do Bar Formenti; quibes e manjar branco da Henriqueta Mansur; cocada-de-fita e pão-de-banha da Cesira; arroz doce e chocolate do Clementino; mortadela e presuntada da Paulista; goiabada e marmelada da Fábrica de Doces União; bauru do Bar do Primo Coan; sanduíche de carne de porco do Bar ao Ponto e cafezinho tirado na hora do Bar di Pila.

Vou-me embora pro Passado. Lá, sou amigo da Saudade! Lá, são exibidos filmes do Rin-Tin-Tin, do Tarzan com Jane e Chita, do Flash Gordon e do Gordo e o Magro, da Marylin Monroe e da Ingrid Bergman, do Tyrone Power e Clark Gable, do Errol Flyn e Ava Gardner, do Roy Rogers e Tom Mix.

Vou-me embora pro Passado. Lá, sou amigo da Saudade! Lá, estão jogando futebol: Armandinho, Mingau, Neco, Solon, Saulo Garcia, Saddi, Iato, Champrinha, Diamantino, Hugo, Henrique, Naquinho, Leto, Válber e Rivaldo, Bira, Santana e Aleluia. São tenistas: Dr. Hermes, Quinzote, D. Irene e Milton Pedreira. Jogam basquetebol: René, Dalton, Ulisses, irmãos Baldi, Gui e os irmãos Mello do Prado. Lá, existem as piscinas fluviais do Zé Lourenço e da Aguardente do Reino, os piqueniques no Horto e na Cachoeira, os rinques de patinação em que reinava o pai Nelson.

Vou-me embora pro Passado. Lá, sou amigo da saudade!

Esse antigo casarão da Rua José Bonifácio já existia na época da Proclamação da República. Demolido há poucos anos em virtude da falta de memória arquitetônica de Mogi Mirim, foi testemunha histórica da queda da Monarquia no Brasil.

Preceitos Bíblicos
“Eu te exaltarei, ó Deus, meu rei, e bendizei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. O Teu reino é um reino eterno, o Teu domínio dura para sempre, em todas as gerações”. (Salmo 145)

Túnel do TEMPO
A Rua Marques, na Vila Bianchi, Aterrado, não foi nomeada por lei específica. Seu nome foi dado pelo povo e encampado pela Prefeitura.

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional
278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas
260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim 
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments