A chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, de Portugal, a Mogi Mirim, emocionou fieis na manhã da última quinta-feira. A visita da imagem teve como destino a Paróquia Senhor Bom Jesus do Mirante e o Seminário Franciscano, primeiro ponto de parada da imagem antes de uma carreata por diversas ruas de Mogi Mirim. A imagem permanece na cidade até hoje, antes de seguir destino. Em 2012, a visita da imagem a municípios do estado fez parte de um calendário festivo que celebra os 100 anos da aparição de Fátima.
Na quinta-feira, ao longo da carreata, a imagem veio no alto de uma caminhonete, ao lado de membros da Paróquia Senhor Bom Jesus do Mirante, acompanhada por uma enorme fila formada por carros e motos. Pétalas eram jogadas para o alto e em direção aos fieis, que aplaudiam e acenavam em direção ao veículo que conduzia a imagem. Todo o trajeto foi acompanhado por viaturas e homens da Guarda Municipal. Ao contrário de 2012, a Praça Rui Barbosa não fez parte do trajeto na quinta-feira.
Após a carreata, uma missa foi realizada na paróquia, antes da visita da imagem às Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Geraldo Alves Pinheiro e Nelson Neves de Souza. Na quinta-feira, houve ainda as equipes marianas e nossa senhora, seguido de missa e coroação com a catequese da Paróquia Senhor Bom Jesus do Mirante.
Ontem, a programação teve continuação do terço com a equipe de Frei Galvão, acompanhada de uma missa, ângelus, terço com os frades do Seminário e outras duas visitas as EmebsAltair Corsi Costa e Jorge Bertolaso Stella. Terço com as escolas, em línguas, seguido de missa e festejos com quermesse, completaram a programação, que será encerrada hoje, após a vigília, consagração e despedida da imagem.
A visita da imagem a Mogi Mirim é resultado da ligação de franciscanos locais que pertencem a Terceira Ordem Regular Franciscana (TOR), localizada na Rua Retirada da Laguna, com a Paróquia Senhor Bom Jesus do Mirante. Por estar sob a responsabilidade da TOR, abençoa o município por meio do Seminário Franciscano.