Com as propostas de conciliar os conteúdos curriculares à experiências culturais e de promover a socialização, a Secretaria de Educação possibilitou, ao longo do ano, passeios educacionais e atividades extraclasse. Foram 200 excursões, que envolveram 8.286 alunos das 20 escolas municipais, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. As viagens foram viabilizadas pela Prefeitura, através do Setor de Transporte da Secretaria de Educação.
Entre os meses de agosto e dezembro, os roteiros educacionais incluíram passeios ao Parque Ecológico Cid Almeida Franco, em Americana; à Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; ao Centro de Educação Ambiental do Instituto Estre, em Paulínia; à Expoflora, em Holambra; ao Parque Zoológico de São Paulo; à fábrica da International Paper, à Reserva Biológica de Mogi Guaçu; ao Parque Juca Mulato, em Itapira; ao Bosque dos Jequitibás e ao Planetário, em Campinas.
Os 707 alunos que frequentam o 4º ano na rede municipal foram levados ao Planetário, entre os meses de setembro e dezembro. O objetivo foi proporcionar o contato com experimentos científicos e complementar o conhecimento astronômico transmitido em sala de aula. Eles participaram de uma simulação didática do planetário e de uma viagem espacial simulada. O investimento foi de R$ 2,5 mil.
Em novembro, os portadores de necessidades especiais atendidos no CEMAAE (Centro Educacional Municipal de Apoio e Atendimento Especializado) viajaram para a praia de Santos. O passeio, também viabilizado pela Secretaria de Educação, proporcionou a muitos dos alunos a primeira ida ao litoral.
“As atividades extraclasse ampliam o universo cultural dos alunos e complementam o aprendizado adquirido em sala de aula. Por isso, os passeios foram ampliados nesta gestão”, observa a Secretária de Educação, Márcia Róttoli de Oliveira Masotti.