sábado, abril 19, 2025
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoPatchwork: técnica que mescla formas, cores e delicadeza

Patchwork: técnica que mescla formas, cores e delicadeza

Bolsas, almofadas, casaco, coletes, toalhas, jogos americanos, objetos de decoração, máscaras de dormir e até lancheiras são algumas das peças que podem ser produzidas a partir da técnica patchwork, que simploriamente dizendo significa trabalho feito a partir de retalhos de tecido. A artesã, Andrea Trigo, que vive em Mogi Mirim, é apaixonada por trabalhos manuais e há cerca de três anos passou a confeccionar suas peças em patchwork. O resultado é um trabalho cheio de dedicação, carinho e repleto de cores alegres.

“Comecei fazendo pinturas em caixinhas de madeira, depois forrando caixas com tecido. Gosto tanto que mesmo antes de minha filha mais velha nascer já tinha todo o enxoval pronto e bordado em ponto cruz. Até que tinha uma amiga que mexia com patchwork e que acabou me empolgando com a técnica do patchwork”, disse Andrea.

Antes mesmo de fazer qualquer peça, Andrea conta que já visitava feiras sobre a técnica e que em determinada data, de tão empolgada, resolveu comprar a primeira máquina. Parece que o patchwork era destino traçado, pois não é que na mesma data também foi sorteada com mais uma máquina! Resultado, duas máquinas e muitas ideias.

A primeira grande encomenda de Andrea foi realizada em conjunto com a amiga inspiradora. A amiga que já fazia peças recebeu o trabalho e as duas produziram diversas bonequinhas. “Foi um desafio, perdi tecido, errava e desmanchava, mas foi um aprendizado bacana. Depois comecei a fazer cursos”, destacou a artesã, que continua estudando a técnica.

Apesar de confeccionar diversas peças, Andrea conta que o que mais gosta de fazer são animais, talvez por conta de sua paixão pela veterinária, que não chegou a concluir. Ela já fez gatos, sapos, girafas, cachorros, galinha e até corujas, encomendadas para ser porta controle remoto. “Fiz 27 corujas, foi uma delícia. Só me diziam o tom, por exemplo, quero uma coruja no tom azul, e eu fazia”.

As peças feitas pela artesã são frutos de trabalhos pesquisados na internet e adaptados para atender melhor seus clientes com seus toques especiais. Questionada sobre o que marca seu trabalho e qual seria o tal do toque especial, Andrea destacou que o diferencia seu trabalho é o acabamento. “Eu gosto que fique bem certinho, bem feitinho e por isso acaba ficando diferenciado. Tem momentos que vale a pena desmanchar para fazer de novo. Agora também tenho as etiquetas com o nome e as embalagens”, finalizou. 

Dica

A valiosa dica de Andrea para quem deseja praticar a técnica do patchwork é procurar um professor que ensine a arte. A justificativa de Andrea é que o professor poderá ensinar desde os tecidos corretos até os produtos que são necessários para praticar. “Não adianta se aventurar muito, até para não estragar materiais e também para ter orientação sobre os materiais adequados”, pontou.

Como encomendar

Para encomendar as peças de Andrea, entre em contato com a artesã pelo telefone (19) 99735-0329 ou pela sua página Andrea Moz Trigo.

 

 

 

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments