Um dos motivos de maior honra e orgulho para a cidade de Mogi Mirim é o trabalho realizado pela Lyra Mojimiriana, comandada pelo maestro Carlos Lima, o Carlinhos, um baluarte da cultura mogimiriana. Há mais de 30 anos realizando um trabalho exemplar, responsável por modificar a vida de crianças e adolescentes, com transformações sociais e oportunidades de trabalho no Brasil e no exterior, a Lyra também tem contribuído com o lazer mogimiriano. Há oito anos, a entidade promove o Festival de Inverno de Mogi Mirim (Festimm).
O Festimm tem abertura hoje e, no total, terá nove dias de atividades culturais. Pela segunda edição consecutiva, será promovido no Centro Cultural Lauro Monteiro de Carvalho e Silva. Serão atrações de diferentes estilos. Haverá os eventos com venda de ingressos e os abertos à população. Os valores dos ingressos podem ser considerados acessíveis diante da importância cultural, com o preço de R$ 20 e meia-entrada de R$ 10. Já as atrações gratuitas não são menos interessantes e também proporcionam diversão para a população. A festa contará com apresentações no palco interno do Centro Cultural e na área externa, com uma praça de alimentação envolvendo diversos tipos de alimentos, além de bebidas.
A abertura, hoje, às 19h, no Salão Nobre Luiz Guardia Neto, no Centro Cultural, terá as vozes do Coral Municipal, sob a regência de Daniel Mantovani. Em seguida, a Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana apresenta concerto em homenagem a Beethoven, sob a regência de Carlinhos Lima. Depois, no palco externo, música popular, instrumental e jazz serão as atrações. Amanhã, as atrações serão no ritmo do rock. No domingo, haverá o Encontro de Pianistas e a exibição da peça de teatro infantil Zé na Estrada. Na segunda-feira, uma palestra abordará as leis de incentivo. Na terça-feira, o violão será a atração principal, com direito a Laércio Ilhabela. A música caipira ganha espaço na quarta-feira. Na quinta-feira, o samba e o chorinho dão o tom. O dia 5 de julho, próxima sexta-feira, será um dos dias mais especiais, com a primeira apresentação do Musical Tom Jobim e o Tributo a Tim Maia, com Monaliza. O Musical Tom Jobim será novamente apresentado no dia 6, sábado, quando o Festimm termina, com várias atrações, como Festival de Dança, Festival de Bandas, apresentação de pop rock e show de forró com Enock Virgulino e banda. O Festimm ainda abrange a Exposição Internacional de Gravuras.
Com samba, forró, música caipira, popular, clássica, chorinho e rock, além de teatro, palestra e exposição, e envolvendo atrações durante o dia, à tarde e à noite, dependendo da data, o Festimm é uma excelente oportunidade para quem reclama que Mogi Mirim não tem opções culturais e de lazer. Um presente dado à cidade pela Lyra Mojimiriana, patrimônio de Mogi Mirim.