sexta-feira, outubro 18, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Patryck: o 1º jogador mogimiriano em um Mundial de Futebol

Patryck: o 1º jogador mogimiriano em um Mundial de Futebol

Começa amanhã, dia 26 de outubro, mais uma edição da Copa do Mundo de Futebol Sub17. Após a desistência do Peru, o Brasil receberá a competição pela primeira vez em sua história. E um mogimiriano está entre os 21 jogadores convocados para a competição. Patryck Lanza dos Reis é o primeiro atleta nascido em Mogi Mirim a vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma competição oficial. O feito ocorreu em março, quando ele disputou o Campeonato Sulamericano Sub17 pelo Brasil.

Consequentemente, foi o primeiro a marcar um gol com a camisa do país. Mais do que isso, ao anotar um tento na vitória por 3 a 2 sobre a Colômbia, se tornou o primeiro jogador a marcar um gol olímpico com a camisa verde e amarela em uma competição oficial. Agora, será a vez de Patryck alcançar uma nova marca. Ele será o primeiro mogimiriano a entrar em campo em um mundial, de qualquer categoria, com a Seleção Brasileira de futebol.

Residente no bairro da Santa Cruz, na zona Oeste da cidade, ele é filho de Luís Carlos dos Reis, o Cebola e de Jane Lanza dos Reis. Herdou a paixão pelo futebol de uma família ligada ao esporte. O tio, Israel Lanza, foi um dos primeiros incentivadores e há ainda o tio Flávio Lanza e ainda mais gente ligada ao futebol amador.

Patryck, porém, traça o sonho profissional. Iniciou a trajetória na unidade de Mogi Mirim da Escola Oficial do São Paulo, ganhando destaque a partir do sub9. . Em 2014, em parceria com a unidade, integrou o elenco sub11 do Atlético Guaçuano e disputou o estadual da categoria. Depois, em 2016, estreou pelo São Paulo no sub13. “No ano seguinte fui chamado para Cotia e passei a ficar alojado lá”, recorda. Já no São Paulo, foi recuado para a lateral. Uma prova de que um passo para trás nem sempre é um recuo de verdade.

“Fui chamado pela primeira vez pela Seleção em novembro do ano passado e era para o sub15 na verdade. Iríamos jogar um quadrangular com Inglaterra, Espanha e França, em fevereiro. Porém, antes mesmo do quadrangular, na avaliação, o professor me chamou e falou para eu estar preparado, que eu poderia ser chamado para o sub17. Que seria em um ano ruim, pois completei 16 só este ano, mas que eu deveria estar preparado”.

Disputou o Sulamericano e agora está na lista do Mundial ao lado de algumas figuras já estabelecidas no profissional de seus clubes, como atacante Talles Magno, do Vasco da Gama (RJ) e Reinier, do Flamengo (RJ), este último, desconvocado após pedido do Mengão. Nos amistosos da equipe em preparação para o Mundial, Patryck tem aparecido entre os titulares do time de Guilherme Dalla Déa.

No sábado, a partir das 17h00, a equipe deve entrar em campo contra o Canadá com Matheus Donelli; Yan, Henri, Luan Patrick e Patryck Lanza; Daniel Cabral, Talles Cota, João Peglow e Talles Magno; Gabriel Veron e Kaio Jorge. Da lista de 21 jogadores, Patryck é o único nascido em 2003. Mais jovem em um elenco formado por atletas que sonham com o protagonismo no futebol, o mogimiriano teve um perfil publicado pelo site oficial da CBF e reproduzido abaixo.

MUNDIAL

O Mundial Sub17 reúne 24 seleções divididas em seis chaves com quatro seleções em cada. O Brasil, sede, está no Grupo A, ao lado de Canadá, Nova Zelândia e Angola. Após estrear neste sábado, a Seleção encara a Nova Zelândia na terça-feira, dia 29, às 20h00. Os dois primeiros jogos acontecem no estádio Bezerrão, em Brasília (DF). Na sexta-feira, dia 1º de novembro, será a vez da equipe encarar Angola, às 20h00, no estádio Olímpico, em Goiânia (GO).

A competição ainda tem o Grupo B com Nigéria, Hungria, Equador e Austrália; o Grupo C com Coréia do Sul, Haiti, França e Chile; O Grupo D com Estados Unidos, Senegal, Japão e Holanda; o Grupo E com Espanha, Argentina, Tajiquistão e Camarões e o Grupo F com Ilhas Salomão, Itália, Paraguai e México.

A primeira fase será encerrada no dia 3 de novembro. Além dos já citados Bezerrão e Olímpico, a competição também terá jogos nos estádios Kléber Andrade, em Cariacica (ES) e Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO). As oitavas de final acontecerão entre os dias 5 e 7 de novembro. Nos dias 10 e 11 estão marcadas as quartas de final. As semifinais, no Bezerrão, acontecem no dia 14 de novembro e, no dia 17 de novembro, o estádio será palco da decisão do terceiro lugar (15h00) e da grande final (19h00).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments