Oito vereadores confirmaram mudança de partido político nesta janela partidária, visando as eleições municipais de outubro. Prazo para troca de legenda se encerra hoje e poderá ter mais adeptos.
Os vereadores que confirmaram a troca de legenda são Cristiano Gaioto, Gebê, Robertinho Tavares, Manoel Palomino, Maria Helena Scudeler de Barros, Marcos Gaúcho e Magalhães, além de Sonia Módena, então presidente do PP.
Sonia não foi encontrada para confirmar sua desfiliação do PP e filiação ao Cidadania, comunicada por agentes políticos do próprio partido.
Cristiano Gaioto, Gebê e Manoel Palomino vão para o DEM, sigla que passa a ter representatividade na Câmara Municipal pela primeira vez. Cris deixou o PP, Gebê, o SD, e Palomino, o Cidadania.
“Teremos um pleito difícil e diferente tanto pela não coligação proporcional quanto pela situação da pandemia da Covid-19, e acredito no suporte político proposto pelo DEM”, disse Gebê.
O vereador Magalhães, que se desfiliou do PSD, partido que passou da situação para a oposição, assinou filiação no PSDB, mais próxima de sua filosofia política, já que o vereador nunca negou fidelidade à base governista.
Quem passa a integrar a base aliada de CNB no Parlamento é o vereador Marcos Gaúcho, que deixa o PSB – e a oposição – para pousar no PSDB.
Foi, sem dúvida, até agora, a mudança mais radical entre todas, aumentando o poder de fogo do perfeito Carlos Nelson Bueno na Câmara.
Segundo a reportagem apurou, a mudança de ares de Gaúcho se deu devido ao pouco espaço – ou quase nenhum – que ele tinha com a executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro.
Maria Helena também deixa o PSB. Ela vai para o MDB, que também é da oposição. Segue, portanto, fiel à sua filosofia política adotada depois de sair da base aliada, ainda no início do governo.
Cinoê Duzo, que integrava as fileiras do PSB, também vai deixar a legenda, que ficará, assim, sem representatividade na Câmara. Cinoê vai para o PTB, de André Mazon. Sua filiação foi confirmada por um agente político petebista ao site de O POPULAR.
Robertinho Tavares se desfiliou do Patriota para integrar as fileiras do PL, partido do vereador Samuel Cavalcante.
JANELA PARTIDÁRIA*
VEREADOR ANTES DEPOIS
Alexandre Cintra PSDB PSDB
André Mazon PTB PTB
Cinoê Duzo PSB PTB
Cristiano Gaioto PP DEM
Fabio Mota PSDB PSDB
Gebê SD DEM
Gerson Rossi Jr. Cidadania Cidadania
Jorge Setoguchi PSD PSD
Magalhães PSD PSDB
Manoel Palomino Cidadania DEM
Marcos Gaúcho PSB PSDB
Maria Helena PSB MDB
Moacir Genuário MDB MDB
Robertinho Patriota PL
Samuel Cavalcante PL PL
Sonia Módena PP Cidadania
Tiago Costa MDB MDB
* Janela partidária fecha hoje, podendo haver mudanças.
Fonte: Vereadores e partidos políticos