sexta-feira, abril 18, 2025
INICIAL☆ Destaque 2Personagens conhecidos, eles são os líderes da irreverência em Mogi

Personagens conhecidos, eles são os líderes da irreverência em Mogi

Eles são sorridentes, simpáticos, donos de uma alegria capaz de contagiar e responsáveis por provocar risadas. Não existe tempo ruim e a palavra tristeza não faz parte do vocabulário. Se por um lado podem ser taxados como forçados e até inconvenientes, não se pode duvidar do bom estado de espírito. Seja onde estiver. Em cargos de grande importância na cidade, a espontaneidade faz parte do perfil diário de Gustavo Stupp, prefeito de Mogi Mirim, Cinoê Duzo, vereador mais votado da cidade na última eleição, Sidney Coser, novo presidente da Associação Comercial e Industrial (Acimm), e Ozébio Donizete Requia, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mogi Mirim.

Abaixo eles contam como são tratados e de que maneira lidam com a irreverência de modo a não afetar a credibilidade.

A irreverência na Prefeitura

Com apenas um mandato como vereador, Gustavo Stupp chegou ao cargo de prefeito de Mogi Mirim aos 28 anos. Dono de um perfil marcado pela alegria que o acompanha na vida pública desde a Câmara Municipal, leva seu estilo para todos os lados e apesar de críticas, o mantém no mais alto cargo da Prefeitura. E é desta maneira que pretende continuar. “Eu sou prudente, comedido e responsável, senão não conseguiria ser prefeito com 28 anos. Mesmo com essa prudência, ética e respeito, mesclado com a irreverência, nunca deixei de ser eu, não deixei de ser espontâneo”, alega.

Para Stupp, existe uma hipocrisia na política, que acaba não sendo saudável para a democracia, e defende que todos devem ser verdadeiros e com autenticidade. O prefeito muitas vezes surpreende, fazendo piadas e brincadeiras até em cerimônias oficiais, como quando saiu buzinando uma moto pelas ruas no lançamento de uma fábrica de motocicletas.

“As pessoas que te escolheram, escolheram você de verdade, nunca vou deixar de ser eu por causa dos outros, eu vou sim me adequar, mas não terei crise de identidade por causa do cargo. Essa autenticidade, para as pessoas perto da gente é melhor, elas sabem o que você está pensando e sabem o que você quer”, explicou.

O destemido Sidney Coser

Em abril, após dois anos de mandato do empresário Jorge Antonio Barbosa, a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) viu o começo de uma nova era, com a posse do também empresário Sidney Coser. Destemido, como ele mesmo se autointitula, Coser não possui papas na língua, fala o que pensa e é marcado por um bom humor irrepreensível. Em todos os lugares. No dia em que foi eleito presidente da entidade, pouco após a apuração, com o salão da Acimm cheio, ao tocar seu celular, com uma animada música, não titubeou e logo começou a sambar no salão. É com este samba no pé que Coser leva a vida, sempre na base da seriedade.

“Nós temos que ser destemidos, o ser humano gosta de ser tratado como ser humano. Por exemplo, um cumprimento para um catador de lata vale para o dia todo, um aceno por obrigação tem energia, mas de forma efusiva é outra coisa. Sou uma pessoa destemida”, explicou.

Para Coser, a alegria faz com que a pessoa seja mais leve e de bem com a vida. “A irreverência faz você ser transparente e amigo de verdade, as pessoas creem e procuram isso. O irreverente não tem papas na língua, ele fala a verdade. Às vezes com medo de estragar a amizade, as pessoas deixam de ser leais”, opinou.

stupp e sidney_divulgação
Destemidos e irreverentes, Sidney Coser e Stupp, são marcados pela alegria e jeito extrovertido. (Foto: Divulgação)

Cinoê, sempre com você!

São poucos os que passam ao seu lado e não o cumprimentam. A retribuição é um largo sorriso, acompanhada de uma brincadeira. Com bordões inconfundíveis, como “sempre com você”, ou “gaza a Deus (graças a Deus)”, o filho da Dona Luzia é pura irreverência. Vereador mais votado de Mogi Mirim na última eleição, Cinoê Duzo conta não ser folclórico. Pelo contrário. “Sou autêntico, não um personagem. Sou o que sou na rua, em casa, na escola, irreverente e responsável. Você pode ser verdadeiro sem perder o bom humor”, contou.

Cinoê leva sua irreverência para a Câmara Municipal e não liga sobre o que falam ao seu respeito. Lá, é responsável por brincadeiras, críticas construtivas, como cartazes presos à bancada no plenário, muitas vezes com pontos de vista e discordâncias em relação à Prefeitura, até seus discursos efusivos, muitas vezes marcados pela ironia e bom humor. Mesmo quando enfrenta problemas, conta nunca deixar transparecer alguma tristeza. “As pessoas te veem de bom humor, alto astral, mas algumas vezes não é 24 horas. Tenho meus problemas, mas lido da melhor maneira possível com eles”.

cinoê_irreverente_everton zaniboni (2) - Cópia
Cinoê possui bordões inconfundíveis e esbanja alegria em todos os momentos. (Foto: Everton Zaniboni)

O jeito rude de ser irreverente

Rude mas ao mesmo tempo extrovertido. Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mogi Mirim, Ozébio Donizete Requia é daquele tipo de homem que passa a impressão de braveza e pouco papo. Mas basta conhecê-lo para notar que a imagem de pessoa bruta não corresponde à realidade. Bordões curiosos e apimentados prontos para provocar os amigos e o olhar de traquinagem integram sua personalidade.

A famosa barba e o porte físico de respeito oferecem a imagem de brutalidade e até intimidam, escondendo o perfil alegre de um carismático líder, que gosta de liderar brincando e chega a dançar sertanejo em cima de caminhonete durante greve. “Desde pequeno sou assim, é um dom que a gente tem, sempre sou eu mesmo. Se encontro pela primeira vez, eu já brinco. É tudo espontâneo, não tem tempo ruim”, contou.

Ele diz levar seu jeito para o dia a dia no trabalho. “Falo assim com todos, não misturo, seja trabalhador ou patrão e sei a hora de falar sério. Brinco com todos, não faz diferença para mim, então enxergo todos iguais”, relata.

BICUDO 2
Ozébio Requia diz ser espontâneo e mesmo com jeito rude, é marcado pela descontração. (Foto: Divulgação)
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments