A pesquisadora Rosana Julia Megiatto Bronzattto de Azevedo lançará no dia 12 de março, próxima quinta-feira, a segunda edição do livro História de uma Corporação, que traz informações sobre a fundação do serviço de segurança pública de Mogi Mirim, o que acorreu há mais de 50 anos. O evento de lançamento da nova versão será realizado no Centro Cultural do município às 19H30, com entrada aberta e gratuita à população.
Além do lançamento do livro, o evento irá marcar a execução, pela primeira vez, do hino da Guarda Civil Municipal, que tem letra de João de Paula e música do maestro Carlos Lima. A execução será acompanhada do Coral e Banda Lyra Mojimiriana. Outro destaque da noite será a exposição de um mural histórico que, por meio de fotos e escrita, irá oferecer aos presentes uma explanação sobre a história da Corporação, que inclui vigias, Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil, Canil, Grupamento de Bombeiros e, atualmente, também o serviço de trânsito. Após, os murais seguirão para a base da Corporação, onde serão fixados. Anterior a atualização, Rosana já havia produzido um mural para a base, mas agora a novidade também se estende ao local.
A pesquisadora Rosana explicou que foi em 2011 que publicou pela primeira vez a obra, mas que devido a quantidade de acontecimentos relevantes que surgiu após a data considerou interessante revisar o material e incluir tais fatos. Assim, de 80 páginas, a obra pulou para 116.
“A primeira versão foi lançada em 17 de novembro de 2011, foi uma homenagem aos 51 anos de segurança pública de Mogi Mirim, mas depois de três anos vimos a necessidade de fazer novamente devidos aos novos marcos”, destacou a pesquisadora que também tem outras obras referentes a cidade e uma coluna histórica semanal no jornal O Impacto, chamado Pintaca e Rosana.
Entre os fatos inseridos na versão atualizada da obra estão a eleição do guarda civil municipal, Mané Palomino, para vereador (2013-2016), a alteração da nomenclatura de diretoria para secretaria de segurança, a perda do bombeiro Carlos Alberto Gomes, a participação da mulher no serviço de segurança por meio da guarda Sônia Maria Pereira, o serviço voluntário presente no Grupamento de Bombeiros, além do capítulo que trata do Canil Municipal também ter sido reescrito e a criação do hino da Guarda Civil Municipal.
O livro é repleto de imagens e fatos que, apenas quem se debruça sobre o tema, é capaz de ter as informações. Rosana explicou que para escrever tais fatos teve um trabalho árduo de pesquisa, e coleta de material por meio de entrevistas, arquivos da secretaria de segurança e também de atas da Câmara Municipal, além de ter consultado os jornais de Mogi Mirim.
Para escrever a atualização da obra, Rosana demorou cerca de um ano, mas somente agora, após angariar patrocínio, é que o projeto saiu do papel. Os livros são distribuídos para funcionários da corporação e também estarão disponíveis na Biblioteca.
O Hino
Foi o letrista João de Paula, conhecido como João da Viola, quem escreveu o hino da Guarda Civil Municipal, e o maestro Carlinhos Lima quem deu forma e finalizou o trabalho. João contou que para ele é simples escrever letras e que se inspirou nos hinos que já conhece, como, por exemplo, o Nacional, da Marinha e da Bandeira, para a elaboração. Além de hinos que já produziu, João também escreve poemas e músicas.
Agora, conheça o Hino da Guarda Civil Municipal, que será executado pela primeira vez no dia 12 de março, próxima quinta-feira.
Hino da Guarda Civil Municipal
Música
Carlos Alberto Rodrigues de Lima
Letra
João de Paula
Teu padrão de disciplina
De honra, trabalho e amor
Teu convívio nos ensina
Combater o mal e a dor
Do irmão necessitado
Que merece paz e amor
Nossas vidas te oferecemos
Num preito de devoção
Somos fiéis e sabemos
Honrar sua tradição
E trazemos teu emblema
Bem perto do coração
Salve a grei dos despojados
Salve a feliz comunidade
Salve os servidores honrados
Que lutam com tenacidade
Salve os bravos patrulheiros
Orgulho desta cidade
Refrão
Salve, Salve, Salve, Salve
Salvemos a nossa farda
Salvemos o grande obreiro
Que protege a nossa guarda
Salvemos o grande obreiro
Que protege a nossa guarda