sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasPesquisas: Um retrato do momento

Pesquisas: Um retrato do momento

Caros leitores, pesquisas eleitorais têm o papel de retratar uma realidade de momento, como fez a FLS Pesquisa, com divulgação no “Portal da Cidade”, sob o registro 07308/2020. Tanto no levantamento estimulado quanto no espontâneo, o resultado é de empate técnico entre o prefeito Carlos Nelson Bueno e o ex-prefeito Paulo de Oliveira e Silva, com 25% cada e 15% cada, respectivamente, levando-se em consideração os 5% da margem de erro.

Mas o que salta aos olhos mesmo é outro dado. O de entrevistados que, neste momento, não souberam dizer em quem votar – que somam 55%. Trazendo para a realidade da cidade, com cerca de 70 mil eleitores, arredondando, isso significa que quase 40 mil eleitores ainda não têm candidato definido. Se as eleições fossem hoje, por exemplo, candidatos a prefeito disputariam os votos de cerca de 32 mil eleitores.

Neste cenário hipotético, CNB e Paulo Silva levariam metade dos votos, cerca de 16 mil e o vencedor, entre os dois, talvez não tivesse mais do que, 10 mil votos. Uma votação bem baixa. Esses números devem mudar bastante até 15 de novembro. Mas não se enganem. Devemos bater recorde de abstenções este ano, claro, devido ao coronavírus. E não seria nenhum absurdo se o total de votos válidos ficasse mesmo na casa dos 30 mil.

Outro dado que chama bastante a atenção na pesquisa da FLS é a rejeição. Apesar do empate técnico entre Carlos Nelson e Paulo Silva, o primeiro tem cerca de 25% de eleitores que não votaria nele de jeito nenhum; o outro, só 2%, o que lhe dá uma tremenda vantagem sobre o atual prefeito na corrida eleitoral.

E o outro ex-prefeito, Ricardo Brandão, segundo colocado em 2016, agora em 2020, pelo retrato atual, é carta fora do baralho.

#NelsonPatelliéoCara.

#SomosTodosSeresHumanos.

Por hoje, só sexta que vem.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments