A notícia de um projeto piloto que promete levar policiamento integrado para a zona rural deve ter trazido um pouco de conforto aos proprietários rurais. A medida veio em boa hora, já que os índices de criminalidade nessa região de Mogi Mirim são preocupantes. Desde o começo do ano, O POPULAR registrou diversos casos de assaltos na área rural.
A ação dos criminosos era sempre semelhante. Em grupo, de três ou mais indivíduos, eles invadiam as propriedades, geralmente durante festas e eventos familiares, faziam reféns e levavam desde dinheiro até objetos da própria residência, fugindo com o veículo de uma das vítimas. Roubos de tratores e produtos agrícolas também são comuns.
A ideia do chamado Conseg Rural, ou Conselho de Segurança Rural, é uma saída inteligente porque tem como principal objetivo aproximar a polícia da comunidade do campo. Dessa forma, a própria população da zona rural, ao ganhar a confiança de policiais militares e guardas civis municipais, que atuarão em conjunto, será a protagonista no processo de combate ao crime.
Um trabalho parecido, de se formar uma rede de segurança, foi desenvolvido em Itapira e deu resultado. A iniciativa foi apresentada pelo comandante do batalhão, major Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, durante coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Gustavo Stupp (PDT), na tarde da última quinta-feira.
Os policiais militares que atuarão no Conseg Rural vão trabalhar voluntariamente em suas folgas, com direito a uma remuneração adicional. Também serão recrutados aqueles que mais se identificarem com o trabalho de policiamento na área rural. Uma das ferramentas do projeto serão as visitas comunitárias. Nesse caso, os policiais vão conhecer as famílias da zona rural, o número de integrantes de cada uma delas, bem como toda a rotina e ritmo de vida dessas pessoas.
Outro braço do projeto é a vizinhança solidária. Por meio do “Whatsapp rural’, os moradores poderão, com a segurança do anonimato, trocar informações entre si e com os próprios policiais. Se der certo, a ideia será expandida para os outros sete municípios e, ao que tudo indica, tem tudo para ter sucesso.