A Piteiras faturou o título da categoria Aspirantes da Copa Rural de Futebol Amador Mogi Mirim 2022. A decisão aconteceu no domingo, 29, no campo da Piteiras, e terminou com vitória do time da casa por 3 a 1 sobre a Aparecidinha. Como havia perdido o primeiro jogo da final por 2 a 0, a equipe ficou com a taça graças à vantagem de jogar pelo empate no placar agregado devido à melhor campanha na soma das fases anteriores.
Precisando reverter a vantagem que o adversário conseguiu com o resultado do jogo de ida, a Piteiras foi ofensiva desde o apito inicial. Tanto que levou apenas três minutos para abrir o placar. Num bate e rebate dentro da área, após cobrança de escanteio, Du fez grande defesa, mas, no rebote, Diego Gaúcho, dentro da pequena área, chutou de esquerda e estufou a rede.
No segundo tempo, a Piteiras ampliou com Wesley Teixeira aos 9 minutos. Em jogada dentro da área, o chute do atacante desviou e a bola passou por cima de Du, enganando o goleiro e fazendo 2 a 0. Atrás de um gol para voltar a ficar perto do título, a Aparecidinha marcou aos 14 minutos.
Marinho correu pela direita e foi derrubado. A bola sobrou pra Emerson que, de longe, acertou um belo chute. A bola entrou no ângulo direito. Mas, não demorou muito para a Piteiras retomar a vantagem. Aos 19 minutos, Adilson recebeu cruzamento da esquerda, a defesa vacilou e ele se antecipou ao goleiro Du. Com um leve raspão, marcou 3 a 1. Daí até o apito final, a equipe segurou o placar e soltou o grito de campeão.
Premiação
Após a partida, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, fez a cerimônia de premiação. Cirineu Paschoal Polettini, nascido em Mogi Mirim em 1946 e filho de Fortunato Paschoal Polettini e Afra Scandelari Polettini, foi escolhido como patrono da competição e recebeu uma placa de homenagem das mãos do Secretário de Esporte, Wilians Mendes. Ele defendeu várias equipes no futebol veterano, como Horto Florestal, Mirante e Santa Cruz, mas fez carreira no Rural, atuando por várias equipes, sobretudo, o Grêmio Esportivo Pombal.
O troféu de “Craque da Copa” foi dividido. Igor de Souza Laureano, da Esmeralda, e Sanderlei Vieira Guimarães, o Sãosão, da Aparecidinha, receberam três votos cada e ficaram com o prêmio. Também foram entregues dois troféus de “Defesa Menos Vazada”, já que Aparecidinha e Piteiras ficaram empatadas neste quesito, com nove gols sofridos cada uma. Assim, os goleiros Robson André Morais, o Robinho, da Piteiras e Luiz Eduardo de Araújo Lima, o Du, da Aparecidinha, receberam a premiação.
Já a artilharia foi isolada e o troféu de goleador ficou com Diego Vanderlei Galvão, o Delei, da Esmeralda, autor de cinco gols no torneio. Ainda foram entregues medalhas para os atletas campeões e vice-campeões, além do troféu de vice-campeão, levantado por Clodoaldo Oliveira dos Santos, o Clodo, capitão da Aparecidinha. Por fim, Diego Gaúcho, capitão da Piteiras, levantou o troféu de campeão.