sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Plano regional de combate à dengue reúne quatro cidades da região

Plano regional de combate à dengue reúne quatro cidades da região

Consolidar uma ação regional contra a dengue, por meio de estratégias e até a criação de uma legislação conjunta que permita combater a transmissão e proliferação da doença. Esse é parte de um plano ousado, que será colocado em prática pelas prefeituras de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira e Estiva Gerbi nas próximas semanas, no chamado Plano Regional de Prevenção e Combate à Dengue. Juntos desde o início da epidemia da doença, que atingiu seu ápice em todo o Estado de São Paulo no início do ano, os municípios da Baixa Mogiana, por meio de seus representantes, apresentaram o plano na manhã da última sexta-feira, em encontro realizado na Estação Educação.

Pouco antes, os agentes públicos de cada cidade estiveram reunidos com representantes de importantes setores da sociedade, como limpeza pública, planejamento urbano, meio ambiente, entre outros, a fim de nortear o programa, que vislumbra no âmbito escolar o ponto de início das ações. Na segunda quinzena de agosto, os representantes de cada município se reúnem com diretores e coordenadores ligados à Educação de todas as quatro cidades. O objetivo é elaborar um trabalho educativo, com foco na orientação e prevenção, por meio de atividades específicas durante todo o semestre com crianças e adolescentes, de escolas das redes municipal, estadual e particular. A ação é vista como uma das melhores formas de educar os munícipes.

IMG_0996 - Cópia
Representantes das prefeituras de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira e Estiva apresentaram o plano. (Foto: Fernando Surur)

“A população não tem falta de conhecimento da transmissão, mas ela precisa ser bem estimulada, mudar hábitos. As secretarias já fazem esse trabalho, mas queremos unificar e colocar como um planejamento anual de todas as secretarias”, explicou Gerson Rossi, secretário de Saúde de Mogi Mirim.

Dia D
Parte do plano regional de ações, o Dia D contra a dengue será realizado em 29 de agosto, um sábado. O foco é aliar conscientização e medidas no combate ao mosquito transmissor. A educação mais uma vez terá importante papel, com um trabalho voltado ao bairro onde cada escola está localizada. Haverá como forma de alerta aos moradores ao longo da semana, antes do dia D, panelaços, passeatas e atividades coletivas. Além disso, agentes de vetores e agentes comunitários de saúde dos quatro municípios sairão a campo, no Dia D, com o trabalho de limpeza casa a casa e a eliminação de criadouros.

A estratégia da ação será voltada também nas divisas entre os municípios, visando mostrar a importância da regionalização. Bairros próximos as vias de acesso às cidades e estradas passarão por um processo de limpeza e varredura. “O mosquito não respeita fronteira e a população se movimenta. Será uma preparação para a próxima estação”, afirmou Benedito Westin, diretor da Diretoria Regional de Saúde (DRS), de São João da Boa Vista.

A dengue na região – casos confirmados

Mogi Mirim – 9.047 casos
Mogi Guaçu – 14.466 casos
Itapira – 4.485 casos
Estiva Gerbi – 544 casos

Criadouros mais comuns da dengue

Tambores de armazenamento de água
Lonas
Plásticos
Pratos de vasos
Frascos e latas
Consumo animal
Ralo externo

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments