A Delegacia Seccional de Mogi Guaçu unifica, a partir de hoje, 1º de abril, o atendimento do plantão policial das cidades de Mogi Mirim, Itapira, Estiva Gerbi e Mogi Guaçu. Ele ocorrerá em um único espaço, para dar mais eficiência e agilidade aos trabalhos da Polícia Civil no tocante às investigações e andamento de inquéritos.
O plantão da Polícia Civil de Mogi Mirim, que ocorria à Avenida Jorge Tibiriçá, a partir de hoje, entre 18h e 8h, nos finais de semana e aos feriados, passa a funcionar na Central de Polícia Judiciária em Mogi Guaçu, à Avenida Emília Marchi Martini (próximo ao antigo Hipermercado Walmart).
O delegado seccional José Antônio Carlos de Souza anunciou a unificação nesta semana, mas já vinha, há um certo tempo, estudando esta modalidade de plantão entre as quatro cidades. Isto porque há dois anos adotou este mesmo sistema nas cidades de Jaguariúna, Santo Antônio da Posse, Pedreira e Holambra. Vale lembrar que a Seccional de Mogi Guaçu compreende oito cidades: Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Estiva Gerbi, Santo Antônio da Posse, Holambra, Jaguariúna e Pedreira.
As oito cidades foram divididas em dois núcleos, com a intenção de melhorar o atendimento à população e agilizar o trabalho da Polícia Civil nas investigações criminais, já que, até hoje, investigadores e escrivães se revezavam entre o trabalho semanal e os plantões.
O delegado, que respondia pelo plantão policial, ficava responsável pelas oito cidades, realizando os trabalhos via vídeo conferência. Com a alteração, o delegado de plantão vai estar presente na CPJ. A equipe de plantão vai estar sempre composta por um delegado, um escrivão, um investigador e uma equipe para a escolta. No caso de ter várias ocorrências, contará com uma equipe de sobreaviso, que poderá ser acionada para agilizar os trabalhos.
“Em Jaguariúna, a implantação do sistema vem dando muito certo, e tem agilizado o trabalho da Polícia Civil para solucionar crimes. Outro fato que vem corroborando é a existência da Delegacia Eletrônica. O aumento de registros de crime através deste sistema aumentou cerca de 80%, principalmente durante a pandemia, em que as pessoas preferem se resguardar”, afirmou o seccional.
Segundo ele, praticamente todos os crimes podem ser registrados pela delegacia eletrônica: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao, com exceção de crimes contra a pessoa, como no caso de homicídios e flagrantes. “Anos atrás éramos em 36 delegados, atualmente somos em 16, contando comigo. Estamos defasados em recursos humanos, mas nos desdobramos para solucionar os crimes”, comentou o delegado que, em períodos de férias de delegados de Bragança Paulista, acaba por responder também por aquela região.
De acordo com as informações de Souza, outro detalhe é a resolução 57, em que, a Polícia Militar e a Guarda Municipal atendem a ocorrência e posteriormente enviam o boletim de ocorrência para a Polícia Civil, que dá continuidade no caso.
“Queremos ganhar agilidade e oferecer melhores serviços à população. Em inúmeras regiões já existe o plantão unificado entre cidades até mais distantes uma das outras do que em nossa região e tem dado muito certo. Muito mais resultados”.
PM e GM
O comandante da PM de Mogi Mirim, Thiago Modena, já trabalhou em regiões ondem que este sistema está implantando e não enxerga, a princípio, problema no fato dos registros ocorrerem em Mogi Guaçu. “A equipe segue para o plantão e, havendo necessidade de uma viatura de apoio, esta vai até a CPJ no Guaçu e depois retorna para dar continuidade ao preventivo em Mogi Mirim”.
Luiz Carlos Pinto, secretário da pasta de segurança de Mogi Mirim, ainda não passou por esta experiência, mas acredita que pode dar certo e melhorar os trabalhos de prevenção e solução de crime.
Delegacia Eletrônica:
https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao