A Polícia Militar (PM) apreendeu, na tarde de sábado, uma submetralhadora Uzi, sem numeração, no apartamento de um casal, na região da zona Leste de Mogi Mirim. A apreensão aconteceu, após uma denúncia anônima, em um condomínio do bairro Linda Chaib, situado à Avenida Benedicto Marques de Camargo.
O síndico do prédio, Edson Peres de Melo, de 37 anos, foi preso em flagrante e indiciado por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Também foram apreendidos dois carregadores, um silenciador e 45 munições, sendo 20 de calibre 9 milímetros e 25 de calibre 32. A Uzi é uma popular submetralhadora, desenvolvida por um militar israelense na década de 40, capaz de disparar até 600 projéteis por minuto.
De acordo com o boletim de ocorrência, a denúncia dava conta de que o síndico havia acabado de entrar em seu apartamento com uma arma longa. A partir desta informação, os policiais militares se deslocaram até o condomínio onde abordaram o casal. Ambos foram unânimes ao afirmar que não possuíam nenhum tipo de arma de fogo em casa e, inclusive, autorizaram a revista no imóvel.
Enquanto os policiais procediam com a vistoria, Melo aproveitou para deixar o local. Nesse momento, os PMs localizaram a submetralhadora, as munições e os demais objetos escondidos dentro de um guarda-roupas. O síndico só retornou depois de sua esposa ter entrado em contato por telefone. Questionado sobre a procedência do armamento, o homem informou trabalhar como vigilante e que guardava a arma para um colega, morador da cidade de Alfenas-MG.
Segundo a PM, ele ainda alegou que o amigo, também vigilante, voltaria para pegar a submetralhadora. Melo foi levado ao plantão policial e teve voz de prisão confirmada. Ele foi encaminhado à Unidade de Detenção, em Itapira, permanecendo à disposição da Justiça.