No mês de dezembro, festas chegando, os trabalhadores recebem o 13º salário e saem às compras de Natal. É nessa época que bandidos se aproveitam da distração dos consumidores nos centros comerciais da cidade para praticar furtos e roubos. Além disso, principalmente nos feriados prolongados de Natal e ano novo muita gente sai da cidade para passear e a imprudência nas estradas pode transformar a diversão em tragédia.
Segundo o tenente coronel Enilson de Andrade Melo do 26º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que integra as cidades de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Itapira, Holambra, Santo Antônio de Posse e Pedreira, a PM vai realizar a Operação Papai Noel para garantir a segurança da população nos momentos de lazer.
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Paulo Henrique d’Oliveira Machado conta que as ações de patrulhamento no Centro começaram no dia 2 desse mês com o reforço do policiamento na área do comércio central. “A base móvel da GCM com câmera de monitoramento também foi instalada na Praça Rui Barbosa para dar resposta imediata a qualquer ação criminosa que ocorrer”, explica.
A ação da GCM vai até o dia 24 de dezembro e no dia 28, quando as pessoas aproveitam para trocar mercadorias no comércio. “A base móvel vai continuar na praça até dia 31 de janeiro, quando termina a temporada da pista de gelo”, afirma.
A Operação Papai Noel é caracterizada por ações de policiamento ostensivo, que no mês de dezembro são direcionadas para locais de grande concentração de veículos e pessoas, como imediações de regiões comerciais e bancárias e também nas proximidades de eventos artísticos e religiosos, com a presença de policiais e abordagem de pessoas em atitudes suspeitas a pé ou em automóveis. O objetivo é prevenir e reprimir crimes e promover maior sensação de segurança à população.
Ainda que a polícia esteja presente em pontos estratégicos, é importante que cada um tome medidas preventivas para evitar ser vítima de roubo, furto e também de acidentes de trânsito. Confira as dicas no Box.
Dicas de segurança
Nas compras
-Usar cartões de crédito/débito, ou se for usar dinheiro, levar apenas a quantia planejada e evitar manusear a carteira de forma explícita
-Não parar o carro em locais escuros e pouco movimentados, e “camuflar” as sacolas de compras no interior do veículo
-Evitar usar acessórios que chamem a atenção, como brincos, relógios e pulseiras, além de manter a bolsa com carteira e documentos sempre à frente e junto ao corpo.
-Procure estar acompanhado de alguém de confiança ao usar caixas eletrônicos
Na rodovia
-Fazer uma revisão mecânica no veículo e checar se os documento do carro e do motorista estão em dia
-O motorista deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de pegar a estrada e estar bem descansado
– Planeje a rota de sua viajem incluindo paradas e locais de abastecimento, evitando congestionamentos nas estradas, situação que facilita a ação dos marginais
-Avisar um vizinho de confiança sobre a viagem e pedir para que apague e acenda as luzes, recolha correspondências, e pedir que ele acione a Polícia Militar em caso de movimentação estranha