sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasPoço Azul, Pratinha – Chapada Diamantina, Bahia

Poço Azul, Pratinha – Chapada Diamantina, Bahia

Dentro do Parque da Pratinha, temos ainda mais dois lindos lugares para conhecer. Um deles é a Praia Azul, sim, tudo lá tem o nome azul, e é fácil saber o porquê. A praia fica próximo da lagoa azul e é o mesmo lago para ambas, porém a praia é um espaço bem mais aberto, com uma profundidade de uns 1,40 metro e uma água, absurdamente limpa e de uma cor que não dá para descrever.

A estrutura é de uma praia, boa lanchonete, mesas, cadeiras, sombras, árvores com vários saguis e, como tudo, lá bem cuidada. Para entrar na água e dar seus mergulhos, o local possui uma escada que facilita o acesso. Tudo bem pensado. A água não é gelada e possui uma quantidade enorme de peixinhos, sendo que alguns são curiosos e outros que vem experimentar “seu sabor”, já que você fica para dentro da água e sente pequenas mordidinhas. Não dói, mas é estranho. Depois se acostuma. No local também há pedalinhos em áreas separadas. Importante que lá tudo é bem separado, uma atividade não conflita com a outra, todos se divertem em segurança. Para os mais aventureiros, o lugar possui uma tirolesa que te joga dentro do lago. No calor, é uma delícia. Os preços não são altos, estão dentro de uma lógica para o que o local te oferece. Imaginamos que o roteiro ideal no parque é conhecer a Lagoa Azul, ficar na praia até por volta de 13h, almoçar e se dirigir para a próxima atração, a Poço Azul.
O caminho para o poço é muito bonito, sendo um caminho bem arborizado, uma trilha limpa onde você passa por uma casa de pau a pique, que pode ser visitada, atravessa uma minifazenda e logo está na escadaria que dá entrada na gruta. O melhor horário para visitação é das 14h30 até as 15h. Mas não pode visitar em outro horário? Sim, pode, porém, o bonito do poço é a entrada da luz do sol na fresta que ilumina a água e deixa tudo bem azul. É lindo. Mas o sol só alcança a fresta neste horário. Se estiver nublado, sem chance. Mas com sol, a visão é inesquecível. O local é de fácil acesso. Uma escadaria, com corrimão te leva até bem próximo ao interior do poço, não é uma área muito grande, mas possível porque todos que descem consigam apreciar. E vale muito a pena. Água também muito limpa, vários peixes e o espetáculo que só a natureza consegue proporcionar. Ali você passa facilmente um dia, então, em sua ida até a Chapada Diamantina, reserve este tempo para conhecer a Pratinha. Temos certeza de que você não irá se arrepender.

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments