Dando sequência à atuação pelo desenvolvimento de um polo tecnológico de inovação e empreendedorismo em Mogi Mirim, o prefeito Paulo Silva (PDT) realizou nesta terça-feira (16), em seu gabinete, reunião entre membros do Poder Público e representantes de instituições de ensino técnico para discutir as possibilidades da instalação de um hub de inovação na cidade e políticas públicas de qualificação profissional à população.
A ação é uma etapa complementar das tratativas iniciadas em janeiro entre Município e governo estadual, sob intermédio do deputado estadual Barros Munhoz, para viabilizar ampliação das estruturas laboratoriais da Faculdade de Tecnologia “Arthur de Azevedo” (Fatec Mogi Mirim) e Escola Técnica Estadual “Pedro Ferreira Alves” (Etec Mogi Mirim), além de vislumbrar novas opções de cursos às instituições e incentivos às formações acadêmicas e profissionais dos estudantes.
Com quadro de profissionais de altos gabaritos, capacidades industriais e serviços consolidados há décadas, Fatec e Etec são centros de ensino que recebem alunos de toda a Baixa Mogiana e, se aproveitando justamente dessa característica regional, o prefeito Paulo Silva acredita ser possível formar um polo regional de tecnologia e inovação.
“Com a estrutura já existente no Município e as conexões que estamos buscando, temos todas as possibilidades de nos tornarmos um ponto de referência tecnológico em toda a região”, destacou o prefeito.
Contando com experiência em operações de fomento e apoio a empresas e negócios, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também está auxiliando no processo. O gerente regional da entidade, Marcos Kremer, disponibilizou os equipamentos, conhecimentos e cursos ofertados pelo Sebrae para apoiar as ações planejadas pela Prefeitura.
O encontro contou também com a participação dos secretários municipais (Maria Helena Scudeler de Barros) e Massao Hito (Governo), do vereador João Victor Gasparini (DEM), do diretor da Etec, André Luiz dos Santos, do diretor da Fatec, André Giraldi, da analista de negócios do Sebrae São João da Boa Vista, Cibele Medeiros, e da responsável pela unidade do Sebrae Aqui de Mogi Mirim, Soraya Coser. (Da Redação)