sábado, abril 19, 2025
INICIALEsportePoliana Okimoto é bronze nas maratonas aquáticas das Olimpíadas do Rio

Poliana Okimoto é bronze nas maratonas aquáticas das Olimpíadas do Rio

Uma medalha olímpica, o que faltava para a carreira vitoriosa da nadadora Poliana Okimoto, enfim, chegou! A atleta casada e treinada pelo técnico mogimiriano Ricardo Cintra conquistou medalha de bronze na disputa das maratonas aquáticas dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira. A prova de 10 quilômetros foi disputada no mar da Praia de Copacabana.
O resultado é histórico, representando a primeira medalha brasileira nos esportes aquáticos femininos.
A conquista de Poliana teve a contribuição de uma punição imposta à francesa Aurelie Muller, que chegou na segunda colocação, mas foi desclassificada por ter se apoiado na italiana Racheli Bruni no momento da batida na briga pela segunda colocação. Com a punição, a italiana herdou a medalha de prata e Poliana, que havia chegado na quarta posição, ficou com o bronze. A medalha de ouro ficou com a holandesa Sharon Van Rouwendaal. A brasileira Ana Marcela Cunha ficou em 11º lugar.
Poliana já havia sido campeã da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, além de ter conquistado inúmeras medalhas em Mundiais. Além de coroar a carreira de Poliana, o bronze serviu para superar o trauma pela frustração nas Olimpíadas de Londres, quando a nadadora abandonou a prova ao sofrer uma hipotermia.

Poliana Okimoto celebra a medalha de bronze conquistada nas Olimpíadas. (Foto: Danilo Borges / Brasil 2016/Divulgação)
Poliana Okimoto celebra a medalha de bronze conquistada nas Olimpíadas. (Foto: Danilo Borges / Brasil 2016/Divulgação)

Lágrimas
Emocionado, Ricardo Cintra contou em entrevista à Sportv que Poliana estava cabisbaixa e triste com a quarta colocação quando então foi informada da conquista do bronze. “É a realização de um sonho, a gente lutou 13 anos em busca desse sonho. Espero agora que o pessoal aí em casa procure conhecer a história da Poliana. Ela é um exemplo para todos os atletas brasileiros. Faltava essa medalha pra fechar com chave de ouro”, destacou.
Com lágrimas nos olhos, a nadadora se mostrava fascinada com a conquista, após a confirmação do bronze. “Eu estava olhando pra medalha, não estava nem acreditando. Parece que demora para cair a ficha”, afirmou à Sportv, antes de abordar a importância do feito. “Eu dediquei muitos anos para a natação. Sem falsa modéstia, eu merecia essa medalha. Eu construí essa medalha em cada dia, em cada treino”, salientou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments