A maratonista aquática Poliana Okimoto, de 30 anos, treinada pelo mogimiriano Ricardo Cintra, foi eleita a Atleta do Ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na noite desta terça-feira, em cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, realizada no Teatro Bradesco, em São Paulo. A atleta concorria ao lado da judoca Rafaela Silva e de Yana Marques, do pentatlo moderno. A eleição, realizada por intermédio de votação popular e mídia especializada, apontou a nadadora como a atleta de destaque em 2013, coroando um ano inesquecível para ela, que conquistou o ouro nos 10 km, distância olímpica, prata nos 5 km e bronze por equipes no Mundial de Barcelona em agosto.
Na categoria masculina, o velejador Jorge Zarif foi eleito o atleta do ano, superando o ginasta Arthur Zanetti e o nadador Cesar Cielo. Os prêmios foram entregues por Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, e pelo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
“Agradeço a Deus, sou uma pessoa privilegiada por fazer o que mais amo, a minha família, que é meu porto seguro, ao meu sogro e sogra, que são de Mogi Mirim, a ao Ricardo (Cintra), uma pessoa especial, que sempre está do meu lado”, disse Poliana, logo após receber o prêmio.