Foi detido na terça-feira o estudante Francisco Franchin Pinto, o Kiko, de 19 anos. Suspeito de ter participação no assassinato do autônomo Adson da Silva Santos, de 20 anos, ocorrido em março, Kiko teve a prisão temporária decretada esta semana. A Polícia Civil de Mogi Mirim foi até Campinas para prendê-lo, em cumprimento ao mandado de prisão. Um segundo suspeito está foragido.
Kiko foi detido por policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Mogi Mirim. Além dele, outro jovem morador do condomínio Morro Vermelho foi indiciado pelo crime, mas desde que a prisão temporária foi decretada, ele está foragido. O caso permanece sob segredo de justiça, mas a Polícia Civil segue com as investigações relativas à morte do jovem e só dará detalhes desta e de novas eventuais prisões após a conclusão do processo.
Na ocasião do crime, Kiko – preso esta semana pela coautoria do assassinato – foi identificado como o ‘japonês’ que incitou uma briga em frente à uma chácara onde ocorria uma festa.
O crime
Adson, morador do Tucura, foi morto após se envolver em uma confusão em uma festa em Mogi Guaçu. Intitulado ‘Fextinha’, o evento ocorreu na Chácara Sol Nascente, no Jardim Serra Dourada. Por volta das 23h, houve a briga em que dois adolescentes gêmeos foram chamados para fora da chácara. O jovem que atraiu os adolescentes para a rua foi descrito como ‘japonês, gordo, de óculos’.
Lá, os adolescentes foram espancados pelo ‘japonês’ e a turma dele. Amigos dos gêmeos, inclusive Adson, entraram na briga para ajudá-los. Logo depois da confusão, Adson foi embora.
Ele deu carona a dois amigos e seguiu pela Rodovia SP-340 com sua Strada. Na altura do quilômetro 167,5, por volta da 1h, percebeu que estava sendo seguido e comentou com os amigos que um carro se aproximava em alta velocidade pelo acostamento.
No entanto, não houve tempo para reação. Assim que o carro se aproximou, a Strada foi alvejada por tiros. As balas atingiram a lataria do carro e o para-brisa. Um dos tiros transfixou e acertou o peito do motorista. A vítima morreu na hora, enquanto os amigos pularam do veículo e se esconderam em meio a um matagal.