Depois de ameaçarem ficar fora da Copa de Futebol Rural 2018, Pombal e Esmeralda decidiram confirmar a participação na competição, que terá oito clubes. Já o Martim Francisco manteve o propósito de ficar fora após não ter as reivindicações atendidas. A competição teve o início adiado pela Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm) de 28 de janeiro para 4 de fevereiro.
Os cinco clubes confirmados inicialmente permanecem no certame: Jardim Soares, Bocaina, Piteiras, Aparecidinha e Paiol de Telhas. A novidade, além de Pombal e Usina Esmeralda, é o time da Vatinga.
No dia 9 de janeiro, Pombal, Esmeralda e Martim Francisco haviam decidido não participar da competição, depois de uma reunião com a presidente da Lifamm, Sueli Mantellato. Na ocasião, o principal ponto divergente entre os clubes e a Liga era uma reivindicação para que a entidade garantisse a liberação de eventuais jogadores que tivessem assinado para outros times para poderem assinar e jogar por Pombal, Martim Francisco e Esmeralda.
Este pedido foi feito em função dos demais clubes terem retirado a ficha de inscrição ainda no ano passado e, assim conseguiram assinar uma série de jogadores, com os outros times ficando em desvantagem na corrida por atletas. Entre as alegações de Pombal, Martim Francisco e Esmeralda estava a de que diversos jogadores assinaram para outros times diante da informação de que estes três clubes não participariam.
A Liga negou intervir na liberação de jogadores, alegando que não poderia agir de forma ditatorial obrigando um clube a liberar um atleta já assinado. Pela posição da Liga, cabe aos próprios clubes entrarem em um acordo para a liberação de eventuais jogadores.
No dia 12, o Esmeralda decidiu voltar atrás da decisão e confirmou sua participação, assim como o Pombal. O Martim Francisco também chegou a cogitar voltar atrás, mas decidiu ficar de fora, mantendo sua posição. Outra reclamação anterior dos clubes era a reivindicação de uma nova reunião para debater os detalhes do certame antes da liberação das fichas, o que não foi aceito pela Liga.
O Pombal, que chegou a desistir da competição, foi finalista no ano passado, quando perdeu a decisão para a Aparecidinha. A equipe do técnico Galileu Araújo disputou as últimas três finais. Em 2016, foi campeão diante da Usina Esmeralda. Em 2015, o Pombal foi vice-campeão, derrotado pelo Martim Francisco na final. No ano de 2014, o Martim perdeu a final para a Aparecidinha.
Sistema
Os oito times jogam entre si em turno único, totalizando sete rodadas. Ao final da primeira fase, os quatro primeiros se classificam para a semifinal. O primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo joga contra o terceiro, em partidas de ida e volta. O líder e vice-líder terão a vantagem de dois resultados iguais, ou seja, vitória e derrota pela mesma diferença de gols ou dois empates. A final também será em jogos de ida e volta. O finalista melhor colocado na primeira fase também terá a vantagem de dois resultados iguais.
Cada clube poderá contar com quatro jogadores de linha e um goleiro sem vínculo com a zona rural.