sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasPontal do Atalaia - Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

Cabo Frio e Arraial do Cabo, que ficam no Rio de Janeiro, estão tão intimamente ligados, assim como Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Bem perto uma cidade da outra que, lá, é impossível ver uma e não visitar a outra. Assim, ficamos hospedados em Cabo Frio e fomos visitar Arraial.

Arraial do Cabo é conhecida como o Caribe brasileiro por suas areias claras e águas cristalinas. Fomos conferir de perto o que já tínhamos visto por fotos. A cidade respira turismo, embora, por ser uma cidade bem antiga, a própria infraestrutura não suporta a quantidade de visitantes que ela procura, mas, com jeitinho, tudo se arranja. Só precisa de paciência e levar tudo na boa, sem estresse. A cidade já te abraça logo na chegada. Um grande portal de boas-vindas, com duas grandes torres brancas no estilo de fortes medievais e um grande e colorido letreiro com o nome da cidade já faz dali seu primeiro ponto obrigatório de parada. Fotos tiradas, seguimos rumo ao Pontal do Atalaia.
O Pontal do Atalaia fica dentro de uma área protegida e de condomínio, pagamos R$ 10 o carro para acesso, mas a quantidade de automóveis que sobe é limitada. Em finais de semana, férias ou feriados prolongados é bom chegar bem cedo, caso contrário a movimentação lá dentro só será feita de vans ou táxis a valores bem maiores. Entrando no parque, iniciamos uma subida rumo ao mirante, que fica a mais ou menos 50 metros acima do nível do mar. Um lugar deslumbrante. Uma visão ampla de mar aberto, água azul misturada ao branco da espuma delas batendo nas pedras. Inevitável respirar fundo, meditar e agradecer por poder estar ali admirando tudo aquilo. Cenário de quadro de artista inspirado.
Seguindo um pouco mais adiante, dentro ainda do Pontal, encontramos a praia Brava. As vias internas são em boa parte de paralelepípedos e algumas de terras mesmo, falta sinalização mais clara, mas não é difícil encontrar os pontos de interesse. De acesso através de uma trilha, boa no início e mais difícil em seu final, a praia Brava merece este nome. Ondas chegam com força na faixa de areia, batem nas pedras e causam um barulho enorme. Praticamente deserta no dia em que estávamos, ela é linda de se admirar e bastante convidativa. O nome e nem o barulho todo assustam. Vale um bom banho. A trilha merece ser feita devagar, pois, a cada passo que você dá, um novo ângulo se revela daquela parte do Pontal. Impossível não ficar tirando fotos.
Apesar de todo o encanto e beleza do Pontal, algo ainda maior nos esperava e, confessamos, com tudo o que já havíamos visto nossa ansiedade estava subindo e controlar já não estava fácil, assim partimos para a Prainha do Atalaia. Veja como foi na próxima coluna. Até lá.

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments