Exatos 71.328 eleitores mogimirianos estão aptos a votar neste domingo, 2, para a escolha dos novos representantes da população nas esferas estadual e federal. O eleitor que comparecer à urna irá escolher seus candidatos para presidente da República, governador do Estado de São Paulo, senador e deputados estadual e federal. Como já é costume no país, a votação acontece das 8h às 17h (horário de Brasília).
Para a Presidência da República, são 11 candidatos disputando o voto dos brasileiros. O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) polarizam a disputa e aparecem como favoritos ao segundo turno. Para o Governo do Estado, são 10 candidatos. Rodrigo Garcia (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) estão na frente nas pesquisas de intenção de voto. O eleitor também elegerá um novo senador para o lugar de José Serra (PSDB), que encerra em 31 de dezembro seu mandato de oito anos.
Onze nomes estão na disputa para representar São Paulo no Senado Federal. O eleito irá se juntar a Mara Gabrilli (PSDB) e Alexandre Luis Giordano (MDB), que têm mais quatro anos de mandato. Giordano assumiu a cadeira que era do major Olímpio, que morreu em março de 2021 de covid-19.
Outros 3.599 candidatos paulistas concorrem às cadeiras de deputado federal e estadual. Para federal, são 1.540 candidatos concorrendo pelas 70 vagas reservadas ao Estado de São Paulo. Neste cenário, aparecem três candidatos de Mogi Mirim: o presidente licenciado do Crea-SP, Vinicius Marchese (PSD); o ex-vereador Manoel Palomino (PP); e o empresário Pastor Ricardo Braga (Podemos).
Já concorrendo para estarem entre os 94 deputados estaduais que representarão a população paulista na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), há 2.059 candidatos. Dentre eles, a atual presidente da Câmara Municipal, Sônia Módena (PSD); a vice-prefeita Maria Alice Fernandes Mostardinha (Patriota); e o ex-assessor da Prefeitura de Mogi Mirim, João Matta (PDT).