terça-feira, abril 22, 2025
INICIAL☆ Destaque 2Sem ventilador, médico abandona pacientes em UBS da zona Norte

Sem ventilador, médico abandona pacientes em UBS da zona Norte

Um médico foi denunciado, nas redes sociais, por deixar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, sem realizar os atendimentos do dia, porque o local não tinha ventilador. O caso ocorreu na UBS Santa Clara, localizada na região da zona Norte, na última terça-feira, dia 13. O profissional em questão, contratado por meio do Consórcio Intermunicipal “8 de Abril”, é José Joaquim Tenório, marido da vice-prefeita do Município e também médica, Lúcia Tenório (SD).

Situação foi presenciada em Unidade Básica de Saúde da Santa Clara, zona Norte do município (Foto: Arquivo)

Na postagem, uma moradora relatou que esteve com a mãe na unidade para uma consulta às 12h, mas ao chegar ao posto, depois das 13h, o médico disse que não era obrigado a atender sem ventilador, pegou suas coisas e foi embora. Cerca de 30 pacientes teriam ficado sem atendimento. “Quem resolve isso? Quem é responsável? Quem é humano”, ainda questionou a moradora.

Em 2016, Lúcia tomou a decisão de abdicar do cargo de secretária de Saúde por conta do trabalho do marido e do filho, que atuam na Prefeitura via Consórcio Intermunicipal. Caso assumisse a função, ela poderia ser acusada de conflito de interesses por exercer um cargo público. “Consultei o jurídico, fizeram uma análise profunda e para que eu fique secretária, eu teria que abrir mão dos familiares” alegou na época, em entrevista.

Procurada por O POPULAR, a Prefeitura afirmou que a Secretaria de Saúde irá notificar o médico para prestar os esclarecimentos necessários. Posteriormente, serão tomadas as medidas cabíveis. Segundo a Administração Municipal, essa medida é adotada em todas circunstâncias, uma vez que se fazem necessários o esclarecimento total dos fatos e a possibilidade de ampla defesa.

O Executivo ainda esclareceu que a UBS da Santa Clara está no cronograma para adequação elétrica e instalação de novos ventiladores. Os equipamentos já foram solicitados, o que deve garantir melhor atendimento aos usuários. A unidade remarcará todas as consultas que não foram realizadas naquele dia.
A reportagem entrou em contato com a vice-prefeita, mas ela preferiu não se manifestar sobre o episódio.

Em resposta ao ofício encaminhado pela Saúde, a coordenação do Consórcio Intermunicipal “8 de Abril” informou que foi solicitada abertura de processo administrativo para a apuração dos fatos e encaminhamento das informações à secretaria. A coordenação solicitou, ainda, que sejam verificadas eventuais penalidades que podem ser aplicadas, caso necessário, já que as reclamações também foram feitas por meio da Ouvidoria SUS. O pedido é que os fatos sejam apurados com urgência.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments