sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Por medida de segurança, ponte de acesso ao Horto do Vergel é...

Por medida de segurança, ponte de acesso ao Horto do Vergel é interditada

Pouco mais de uma semana após realizar uma vistoria técnica através da Secretaria de Agricultura e uma empresa especializada em serviços de dragagem, com o objetivo de avaliar as condições de assoreamento do leito do córrego, a Prefeitura anunciou a interdição da ponte de acesso ao assentamento Horto do Vergel, zona Leste de Mogi Mirim. A medida chega dias após O POPULAR publicar uma reportagem especial sobre as condições da ponte e a infraestrutura deficitária de estradas e vias da região, além da falta de iluminação.

A interdição teve início na manhã da última quinta-feira e permanece em vigor por tempo indeterminado. Como opção aos moradores e munícipes que usam a ponte diariamente, a Prefeitura ofereceu uma rota alternativa com acesso à Rodovia SP-147 e ao bairro Sehac, na zona Leste, para utilização.

A secretaria municipal constatou o assoreamento completo do curso d’água, o que resulta na passagem da lâmina de água sobre a estrutura da ponte, que com as chuvas dos últimos dias alagaram as áreas marginais, impossibilitando o acesso de máquinas comuns para retirada do excesso de material da calha.
“Diante disso, para garantir a segurança de motoristas e pedestres, a secretaria decidiu pela interdição da ponte, embora a mesma encontre-se em perfeitas condições de utilização”, justificou o Executivo.

Interdição é provisória e Poder Público promete trabalho de desassoreamento em toda a área. (Foto: Fernando Surur)

Drag Line
A Administração Municipal informou que a pasta segue estudando medidas para desassoreamento e questões de legislação ambiental, bem como a dotação orçamentária para contratação de máquina drag line.

“A segurança dos moradores tem que ser prioridade, portanto, estamos interditando a ponte provisoriamente. Com o fim da estiagem, faremos um trabalho intenso de desassoreamento no local”, garantiu o secretário de Agricultura Valdir Biazotto, em comunicado publicado em uma nota enviada à imprensa pela Prefeitura.

Paralelamente, a Prefeitura também negocia com os responsáveis por um loteamento na região, considerado como um dos fatores do assoreamento do córrego. Há acordos prévios que estabelecem ao loteador fazer os serviços de manutenção da ponte.

Postinho tem placa quase no chão e fios expostos
No último dia 20, quando esteve no assentamento, O POPULAR flagrou, entre diversos problemas, como estradas de barro, falta de iluminação e manutenção do mato e da grama, outros casos de desleixo com o assentamento.

Além da placa caída, PSF apresenta problemas estruturais. (Foto: Fernando Surur)

Bem em frente ao Posto de Saúde da Família (PSF) do Vergel, uma cena emblemática retrata o descaso. A placa de aviso sobre a reforma na unidade, feita pela empresa Urbana Conservação em Edifícios LTDA, no valor de R$ 40.138,05, estava caída, justamente, próximo a parte de um alambrado, que faz divisa com a entrada do PSF. Do outro lado simplesmente a proteção de metal não existe, deixando espaço livre para qualquer um entrar por ali.

A unidade também registra paredes com infiltrações na área externa, mas em seu interior possui estrutura aceitável. Ao lado do PSF e defronte ao Centro Educacional Ernst Mahle, uma caixa de energia está aberta, com os fios expostos, oferecendo sério perigo.

Caixa de energia em frente ao Ernst Mahle tem situação precária. (Foto: Fernando Surur)
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments