sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosPor que as dietas restritivas não dão certo?

Por que as dietas restritivas não dão certo?

Cada um de nós, em algum momento da vida, já se desesperou em emagrecer e logo pensou em dietas extremamente restritivas e complicadas. Infelizmente, não é assim que funciona. Nosso corpo é uma máquina poderosa e precisa de vários fatores para funcionar bem. Quando não há equilíbrio destes, seja alimentação, descanso e bem estar psicológico, todo trabalho pode ser perdido.

Dietas restritivas demais costumam desencadear compulsões alimentares. Elas aumentam o apetite, desregulando as funções da fome, do apetite e da saciedade. Essas dietas costumam diminuir o metabolismo, que são as reações químicas que acontecem no nosso corpo a fim de promover a satisfação das necessidades estruturais e energéticas.

É importante salientar sobre a diferença de dieta e de reeducação alimentar. A dieta exclui determinados grupos de alimentos e tem a função de controlar doenças. Por exemplo, se você tem diabetes, precisa excluir o açúcar. Isso é dieta.

Já na reeducação alimentar ocorre o equilíbrio da alimentação, onde todos os grupos alimentares estão presentes, mas com moderação. O método de reeducação alimentar costuma ser mais efetivo para a maioria das pessoas, desde que não tenham nenhuma doença, é claro.

Numa dieta muito restritiva, é possível que seja desenvolvida uma obsessão exagerada por determinados alimentos, podendo desenvolver maior risco de transtornos alimentares e, o pior, no final terem um efeito sanfona.

Nosso corpo precisa de energia para funcionar, e toda essa energia vem dos alimentos. Mesmo quando estamos parados ou dormindo, precisamos de energia para sobreviver e manter as funções do nosso corpo. Colocar seu corpo em dietas restritivas pode trazer sérios prejuízos à sua saúde.

Então o que é o correto fazer? Ter equilíbrio! Alimente-se da forma mais natural possível, hidrate-se, diminua alimentos processados e ultraprocessados, cozinhe mais, faça as pazes com a comida, você pode comer o que quiser desde que tenha moderação e, se precisar, procure um profissional para te ajudar nesta missão. Tenho certeza que alcançará seu objetivo.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments