Modificar o programa de exercícios com o passar do tempo pode ser não apenas interessante do ponto de vista motivacional, mas também uma possibilidade de potencializar os resultados. Como qualquer estímulo dado ao corpo, os músculos também se adaptam aos exercícios, às cargas e à intensidade que realizamos e, eventualmente, atingem um platô. Esse platô é quando você chega a um limite e parece estagnar, como, por exemplo, não conseguir ganhar mais massa muscular ou a perda de peso torna-se mais difícil.
Quando essa adaptação ocorre, você consegue realizar o programa de exercícios de forma mais eficiente, o esforço passa a ser menor e há uma redução no gasto de energia. Para que o condicionamento físico continue a evoluir, é fundamental criar estratégias para quebrar esse platô, e uma delas pode ser a mudança na rotina dos exercícios.
Muitas pessoas resistem a essa modificação, pois é o momento em que devem sair da zona de conforto. No entanto, independente do seu objetivo, essa mudança é necessária. Podemos perceber isso quando iniciamos, por exemplo, uma rotina de caminhadas, onde determinamos o percurso, a velocidade e o tempo de realização. Com o tempo, não muito, percebemos que realizamos o percurso proposto inicialmente com muito menos esforço e, inclusive, em menos tempo. Isso significa que o nosso corpo já se acostumou com aquele nível de estímulo, então é hora de modificar algo, seja o percurso, a velocidade ou o tempo.
Isso ocorre da mesma forma em outras práticas e modalidades esportivas, pois pode chegar um momento em que aquele período importante em que você decidiu cuidar da sua saúde pode se tornar monótono ou desmotivador. Qualquer modificação já será o suficiente para fazer o seu corpo responder de forma diferente ao estímulo, utilizando mais energia novamente. A alteração pode ser feita através da modificação do tipo de exercício, sobrecarga, intensidade dos exercícios ou até mesmo o tempo de duração e local da prática.
Avalie se esse não é o seu momento para conquistar ainda mais benefícios. Procure a orientação de um Profissional de Educação Física, que determinará qual a melhor maneira de fazer isso, baseado em sua condição física. São as escolhas de todos os dias que podem nos manter saudáveis.