Por falta de hábito ou até mesmo pela correria do dia a dia, muitas pessoas não utilizam o fio dental corretamente. Essa etapa da higiene bucal é muito importante, pois previne o mau hálito e problemas como cáries, gengivites (estágio inicial da inflamação da gengiva) e periodontites (evolução da gengivite não tratada, inflamação mais grave e possível perda óssea).
Para aqueles que têm dúvidas sobre a utilidade do fio, a Dra. Camila Pereira Lopes, responsável técnica da Clínica Mil Sorrisos, lista os principais questionamentos dos pacientes.
Qual idade certa para começar a usar o fio dental? Em torno dos sete meses quando a criança já tiver o contato entre dois ou mais dentes de leite.
Para que ele serve? Para remover resíduos alimentares, placa bacteriana entre os dentes, e entre os dentes e a gengiva.
Usar quantas vezes ao dia? O correto é usar o fio após todas as refeições e de preferência antes de escovar os dentes. Ou seja, no mínimo três vezes ao dia.
O uso frequente do fio pode separar os dentes? O fio não separa os dentes, pois é utilizado de forma passiva. Ele é passado entre os dentes e logo é retirado do local, por isso, não causa nenhum dano ao sorriso.