sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Por reajuste salarial, servidores do INSS paralisam atividades

Por reajuste salarial, servidores do INSS paralisam atividades

Os servidores das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paralisaram por tempo indeterminado as atividades em todo o país. Em Mogi Mirim, mais de 70% dos funcionários do atendimento e do setor administrativo irão aderir à greve, segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (Sinsprev).

Avisos de greve e cartazes já foram fixados na porta do INSS pelo sindicato (Foto: Ana Paula Meneghetti)
Avisos de greve e cartazes já foram fixados na porta do INSS pelo sindicato (Foto: Ana Paula Meneghetti)

O movimento de greve teve início na manhã de ontem. O objetivo é pressionar o Governo Federal para a apresentação de uma proposta de reajuste salarial. O último aumento real recebido pelos servidores foi em 2008.

A categoria reivindica um reajuste de 27,3%, o que corresponde à reposição das perdas salariais devido à inflação, jornada de 30 horas, incorporação das gratificações, contratação de mais servidores, melhores condições de trabalho, fim do assédio moral e isonomia entre ativos e aposentados.

De acordo com o sindicato, a última paralisação do INSS ocorreu em 2009 e, desde então, a pauta de reivindicações não foi atendida. “Esperamos que esta não seja uma greve longa para não acarretar transtornos à população, mas isso dependerá da boa vontade do governo em nos chamar para negociar e que o mesmo apresente propostas concretas”, declarou a Diretoria Regional do Sinsprev em resposta ao O Popular.

O Sinsprev informou também que as agências entregarão carta aberta à população esclarecendo os motivos da greve. Na região, os servidores do INSS de Itapira também vão aderir ao movimento. Em Campinas, haverá paralisação nas agências do Centro, Carlos Gomes, Amoreiras e Regente Feijó.

Uma assembleia deve ser realizada assim que o governo apresentar uma proposta à categoria. Ontem, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) fez uma reunião com o Ministério do Planejamento, em Brasília, para novas negociações. Também estavam previstas mobilizações em frente ao prédio da Superintendência Estadual do INSS, na capital paulista, e na Gerência Executiva do INSS, em Campinas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments