segunda-feira, abril 21, 2025
INICIALColunistasPorque é importante treinar a resistência aeróbica?

Porque é importante treinar a resistência aeróbica?

Se você fica exausto ao carregar algo, mesmo que leve, ou não se sente em condições de suportar algum esforço, saiba que contra essa “doença” existe um eficiente remédio chamado treinamento de resistência aeróbica.
E, este, não precisa ser monótono, porque existe uma enorme variedade de modalidades esportivas que treinam esta capacidade corporal, como a caminhada, dança, ciclismo, corrida, natação e outras.
Quanto mais músculos estiverem envolvidos na modalidade escolhida, mais eficiente ela será e, em um intervalo de tempo bem curto, promoverá a saúde.
Em caso de problemas ortopédicos, como, por exemplo, dores no joelho e quadril, selecione modalidades que não exigem que o próprio peso do corpo seja sustentado, como andar de bicicleta ou a natação.
Ao iniciar a atividade de resistência, você logo perceberá que não ficará mais tão rapidamente sem fôlego e que seu coração baterá de forma mais lenta para esforços que antes o cansavam. Ou seja, a sua capacidade de suportar esforços, e a capacidade de recuperação, após o esforço, irão melhorar expressivamente.
Os principais efeitos são a manutenção e o aumento da aptidão física geral, a prevenção de doenças degenerativas do sistema cardiovascular e o fortalecimento do sistema imunológico. Além destes, existem muitos outros, como a redução do estresse e de estados depressivos, regulação de distúrbios do sono, aumento da capacidade de concentração e memorização e ainda a manutenção da autonomia nas atividades cotidianas.
Segundo o Prof. Dr Jurguen Weineck, cinco minutos diários de treinamento de resistência aeróbica já apresentam efeitos que melhoram o rendimento e promovem a saúde. Mas sabemos que devemos procurar estratégias que permitam integrar, de maneira eficiente, estes exercícios ao nosso dia a dia.
Dê preferência para o estímulo regular diariamente, ou ao menos 20 minutos, em três dias na semana.
É pouco perto de uma semana com 168 horas, não é verdade? E veja quantos serão os benefícios. Então agora é com você, opte por sua saúde e pelo movimento!

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments