Previsto para setembro, o Poupatempo do Empreendedor, deve começar a atender no começo do próximo mês. O dia 2 de outubro foi a data escolhida para a inauguração, porém faltando exatamente sete dias para seu funcionamento, ainda há pendências essenciais para o funcionamento do órgão.
O mobiliário já está totalmente montado na sede da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), faltando a parte relativa à informatização e implantação do sistema que será utilizado, de responsabilidade da Prefeitura.
“Estamos com problemas para a aquisição do equipamento que vai levar até a sede do Poupatempo o sistema que utilizamos na Prefeitura, pois há algumas características que precisamos observar, como a capacidade para a transferência de dados, por exemplo, para o correto funcionamento”, explicou o vice-prefeito Gerson Rossi Junior.
Segundo ele, isso deve ser resolvido de forma rápida, antes da data agendada, mas se houver algum atraso, o início dos serviços para os empresários pode ser prejudicado, em no máximo, uma semana. “É um projeto novo, estamos nos preparando, mas é natural que tenha algumas ‘pedras do caminho’. Precisamos de um tempo para adaptação”, avisou.
Treinamentos já estão ocorrendo internamente. “Os servidores que vão trabalhar lá já estão sendo treinados, junto aos órgãos de obras e planejamento, gestão ambiental e vigilância sanitária desde a aprovação do convênio”, finalizou Gerson.
O QUE É
O Poupatempo do Empreendedor é um novo órgão que tem como objetivo facilitar a abertura de novas empresas e agilizar as informações aos empresários do município. A implantação é uma parceria entre a Prefeitura, a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae) e deve funcionar na Rua Áurea, 715 – Nova Mogi.
SERVIÇOS OFERECIDOS
- Inscrição municipal
- Alvará de funcionamento
- Alterações societárias
- Verificação de processos administrativos
- Integração com órgãos estaduais e federais envolvidos nos processos de registro
O COMÉRCIO EM NÚMEROS
3.866 prestadores de serviços
1.325 comércios
172 indústrias
65 feirantes
14 artesãos
13 agropecuários
1.820 autônomos
846 microempreendedores individuais
1.466 produtores rurais
Fonte: Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm)