sexta-feira, abril 18, 2025
INICIALColunistasPra variar, este é o tema da coluna atual...

Pra variar, este é o tema da coluna atual…

O título do presente artigo é quase uma regra de ouro quando tratamos de exercício físico. Afinal, é de suma importância que não bitolemos em apenas um tipo de atividade e estejamos sempre praticando, e abertos a novas possibilidades, visando o bem-estar físico e mental de forma global.
Disse que isso é quase uma regra, e falo isso sem sombra de dúvidas, pois para toda regra existe exceção, mas para o corpo humano não: colhemos aquilo que plantamos. Logo, se você almeja emagrecer com qualidade, terá de plantar reeducação alimentar + exercícios físicos; caso queira emagrecer sem qualidade, pode plantar remédios, restrições alimentares radicais, termogênicos e outros milagres que são vendidos por aí…
Porém, mesmo aqueles que se encaixam no primeiro grupo de semeadores, estão bastante sujeitos a cometer equívocos, afinal costumam descartar tudo aquilo que pensam que não agrega ao objetivo almejado. No aspecto do exercício, costumam focar em atividades que geram grande gasto calórico (exemplo: corrida) e se esquecem das demais (exemplo: alongamento), contudo é fundamental que outras capacidades físicas do corpo sejam trabalhadas, pois um trabalho global reduz o risco de lesões e gera enorme aumento na qualidade de vida!
Já imaginou o quão sujeito a lesões está alguém que se encontra acima do peso e resolve emagrecer apenas praticando corrida? É natural conhecer alguém que pratica exercício com um objetivo fixado, e até aqui não há problema algum. Contudo vale a pena ficar atento se tal objetivo não está ganhando mais importância do que deveria, o que pode colocar a saúde do praticante em risco (aqui o bom senso vale ouro!). Por exemplo: é cada dia mais comum observamos adolescentes que praticam apenas musculação, visando única e exclusivamente a melhora estética. Gostam de treinar com grandes cargas, fazem uso de suplementos alimentares e, em plena fase de desenvolvimento e maturação do corpo, se preocupam apenas em torná-lo belo para ser admirado pelos demais. Pais, estejam atentos! Não há saúde aqui.
Qualquer forma de radicalismo não é legal para a saúde. Fuja dos extremos e seja feliz de forma harmoniosa na relação corpo e mente.

 

Luís Otavio Bueno de Toledo

E-mail: [email protected]
Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments