quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIALCidadePrecisamos falar sobre climatério e menopausa no ambiente corporativo

Precisamos falar sobre climatério e menopausa no ambiente corporativo

*Por Bianca Doeler

Já parou para pensar, o que vem à sua cabeça quando ouve a palavra “menopausa”? É preciso atualizar essa visão urgente. Como todos os demais temas exclusivos da vivência feminina e de homens trans, a menopausa ainda é um tabu e infelizmente fazer cara de paisagem não altera a realidade, os países mais desenvolvidos em paralelo com o mundo corporativo, já estão se ocupando do tema.

A biografia hormonal das mulheres é marcada por mudanças naturais, assim como passamos pela puberdade, vivenciamos (se tudo der certo), o climatério. Segundo a OMS, 70% das mulheres chegam ao climatério sem informações suficientes para entender o que está acontecendo e como/onde buscar ajuda.

Os sintomas do climatério impactam na qualidade de vida, nas relações pessoais e de trabalho, são mais de sintomas físicos e mentais, desde os mais conhecidos, como “calorões”, até os esquecimentos.

Assim como a maternidade, o climatério não pode ser visto como um empecilho para a vida profissional. Com informação, suporte e acesso aos serviços de saúde, é possível gerenciar esta etapa. A chegada da menopausa marca o fim da vida reprodutiva, não da vida produtiva e aqui chegamos na conexão entre climatério e trabalho.

Empresas cientes de seu papel na promoção da saúde e bem-estar das suas colaboradoras e atentas para questões como equidade de gênero, etarismo e manutenção de talentos vão entender a equação sem problemas, o tema começa a ganhar espaço no Brasil.

Algumas dicas importantes para desmistificar o assunto é compartilhar informações sobre os sintomas do climatério nos canais internos de comunicação da empresa; promover palestras com profissionais especializados no tema; e até mesmo incluir o Dia Internacional da Menopausa, 18 de outubro, no calendário corporativo de ações.

Além disso, as organizações podem agir com suporte importante para essas colaboradoras, com o ajuste da política de RH; capacitação de pessoas em cargos de liderança para entender o contexto e saber como oferecer apoio, com profissionais especializados no tema.

*Bianca Doeler é Coordenadora da No Pausa no Brasil, organização latino-americana que busca visibilizar o climatério/menopausa com uma perspectiva contemporânea e intergeracional.

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