segunda-feira, setembro 16, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Prédio do antigo Centro de Saúde será demolido e dará espaço a...

Prédio do antigo Centro de Saúde será demolido e dará espaço a uma área verde

Imóvel foi visitado pelo secretário de Governo, Danilo Zinetti (Foto: Divulgação)

O prédio da área do antigo Centro de Saúde, localizado à Avenida Santo Antônio, ao lado do Centro Cultural Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva, no Centro, que recentemente passou a pertencer a Mogi Mirim, já tem data para ser demolido. O terreno deve dar lugar a uma área verde.

Após análises técnicas, que atestaram as condições precárias do imóvel, o secretário de Governo, Danilo Zinetti, informou, na manhã da última quinta-feira, dia 28, que o processo de demolição da área será iniciado no dia 7 de julho, próximo sábado. Hoje, o espaço se encontra abandonado, com a infraestrutura deteriorada, servindo apenas de refúgio para moradores em situação de rua.

Segundo Zinetti, serão retirados do local materiais que ainda podem ser reutilizados, como telhas e batentes, mas não há condições de se abrigar nada no espaço. A estrutura do prédio, construído ainda durante as décadas de 60 e 70, era uma preocupação do Executivo. Sem qualquer manutenção, a área se tornou atrativa para o descarte de materiais, levando temor às autoridades sanitárias e epidemiológicas quanto à existência de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Outro fator evidenciado pelo abandono, como a ausência dos portões, foi a ocupação dos andarilhos, que costumam pernoitar no prédio. Essas ocorrências fizeram com que as negociações para a doação da área fossem aceleradas junto ao governo estadual, a fim do Município ser o novo administrador do espaço público.

Como será?
De acordo com a Prefeitura, no dia 7, início do procedimento, será realizada a separação do material que poderá ser aproveitado. Ainda no final de semana, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) e da Elektro farão uma vistoria para o desligamento de qualquer ponto de energia e sinalização de tubulação de água, evitando a interrupção do fornecimento na região. Na segunda-feira, feriado de 9 de julho, as máquinas efetivamente darão início à demolição das estruturas do prédio, seguida das etapas de retirada dos escombros e limpeza da área.

Área e prédio, em estado de abandono à Avenida Santo Antônio, foram doados ao Município (Foto: Divulgação)

Doação
O prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) assinou a escritura de doação da área e do imóvel, no dia 8 de junho. A informação foi divulgada pela Prefeitura no Jornal Oficial do Município. A área concedida pelo governo estadual, localizada entre as avenidas Brasil e Santo Antônio e margeada por um córrego, possui cerca de 2 mil m² e é estimado em mais de R$ 1 milhão o valor de referência do local. O prédio está desativado desde a década de 90. A doação é resultado de um pedido do Poder Executivo junto ao Estado, por intermédio do deputado Barros Munhoz (PSB).

Uso da área
O projeto para a área onde está o antigo prédio do Centro de Saúde ainda não foi finalizado, mas o Executivo adiantou que o local deve ganhar uma área verde, viabilizando uma espécie de extensão natural do Centro Cultural, situado ao lado do terreno. Além da arborização, a infraestrutura a ser implantada permitirá a promoção de atividades culturais e recreativas no local.

Zinetti também esclareceu que nada pode ser construído no lugar do prédio porque existe uma proibição legal, uma vez que se trata de uma área de preservação permanente. “Contudo, aquela região merece um local revitalizado, seguro e atrativo”, destacou o secretário.

A Avenida Santo Antônio já tem órgãos públicos, situados justamente no entorno da área doada, como a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Diretoria Regional de Ensino (DRE), repartição vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments