Prevista para ser entregue neste mês, a nova sede do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Mogi Guaçu deve ficar para a metade do próximo ano. O prédio, localizado à Avenida dos Trabalhadores, nas proximidades do Centro Cultural, está com 70% das obras concluídas e a expectativa é que em junho os serviços terminem para que em setembro as atividades sejam iniciadas.
Segundo o gerente da unidade, Marcelo Paganini Gomes da Cunha, os atrasos na estimativa inicial se devem a dificuldades no processo de licitação para a construção e também às chuvas no decorrer dos serviços. Já foram finalizadas as etapas de fundação, estruturas, cobertura, alvenaria, fachada e reservatório.
Agora, os serviços de instalações, caixilhos, impermeabilização, ar condicionado, drywall e área externa serão iniciados. Com as novas instalações, será possível triplicar o atendimento de aproximadamente três mil alunos que são atendidos atualmente para nove mil alunos.
“O prédio terá três pavimentos e visão arquitetônica contemporânea em uma estrutura de metal e concreto, que segue conceitos sustentáveis como, por exemplo, reservatórios térmicos e coletores solares”, disse o gerente. Além disso, placas basculantes farão a proteção da luz solar nas fachadas e haverá um sistema de retenção e reuso de água.
A área na Avenida dos Trabalhadores foi cedida ao Senac por um período de 50 anos e os custos com a construção estão orçadas em cerca de R$ 10 milhões. Hoje, a instituição de ensino funciona em prédio que também foi cedido pela Prefeitura e a concessão terminaria neste mês. Ainda não há uma destinação específica, mas o imóvel deverá ser utilizado pelas secretarias de Educação e Cultura do município.
Início
A construção começou no segundo semestre de 2011 em uma área total de mais de três mil metros quadrados. Hoje, o Senac Mogi Guaçu conta com um laboratório de informática e nove salas. A futura unidade contará com laboratórios multifuncionais para moda e design; bem-estar, visagismo e beleza; farmácia e enfermagem, além de cozinha pedagógica.
Assim como o aumento da capacidade de atendimento, a nova estrutura permitirá ainda aumentar a oferta de cursos como, por exemplo, nas áreas de massoterapia, estética, visage, enfermagem e gastronomia, beneficiando toda a região.
A INSTITUIÇÃO
O Senac Mogi Guaçu atua nas áreas de administração e negócios; moda; saúde e bem-estar; tecnologia da informação; segurança do trabalho; e desenvolvimento social. A unidade oferece ainda cursos gratuitos para a população economicamente desfavorecida através de concessões de bolsas de estudo, programa que prepara o jovem para o primeiro emprego, além do Pronatec oferecido em parceria com o Governo Federal.