sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Prefeito volta a obrigar uso de máscaras nas escolas municipais

Prefeito volta a obrigar uso de máscaras nas escolas municipais

Obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes fechados das escolas, com total cobertura do nariz e da boca. O artigo 1º do Decreto 8.650, assinado pelo prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT) na terça-feira, 7, e publicado na edição do dia seguinte do Jornal Oficial do Município, volta a determinar de imediato o cumprimento do Protocolo Sanitário de retorno das atividades presenciais dos estabelecimentos da rede municipal de ensino de Mogi Mirim na prevenção à covid-19.

A medida, que deve ser cumprida por estudantes, servidores públicos, colaboradores, pais e responsáveis e outros frequentadores durante o trânsito ou permanência nos ambientes fechados das escolas, foi motivada pela alta dos casos de covid-19 no município. De acordo com os boletins divulgados pela Prefeitura em suas redes sociais, foram contabilizados 376 casos confirmados da doença num período de apenas 10 dias, entre 30 de maio e 9 de junho, data da última atualização.

Embora sejam casos que não indiquem a necessidade de internação, é um cenário que chamou a atenção da Prefeitura, que precisou ainda seguir a recomendação do Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Vale ressaltar que o uso da máscara em espaços abertos e em áreas livres, inclusive nos pátios, é facultativo.

O decreto determina ainda, como forma de evitar a circulação do coronavírus nas unidades escolares, principalmente nesta época do ano, em que aumentam os casos de doenças respiratórias devido ao frio e ao tempo seco, a manutenção de ambientes seguros nas escolas; a correta limpeza e higienização de todos os espaços das escolas; higiene frequente das mãos com água e sabão e, na impossibilidade de lavagem das mãos, o uso de álcool em gel de 70%; uso preferencial de ventilação natural nos ambientes; e impedimento de aglomeração de alunos e de funcionários.

Por enquanto, não há indicativo de que a Prefeitura amplie o alcance da medida e exija a volta do uso de máscaras em locais – além das escolas – onde ocorram aglomerações e coloquem os frequentadores em risco.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments