Com o objetivo de garantir atendimento a toda população e evitar um colapso no sistema de saúde da microrregião, os prefeitos de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Estiva Gerbi e Conchal decidiram coletivamente, prorrogar o decreto municipal que definiu regras mais rígidas em relação à circulação de pessoas no combate à pandemia da Covid-19.
A decisão de limitar a circulação de pessoas das 19h às 5h da manhã – que está valendo desde o último dia 19 de junho – acabaria na próxima quarta-feira (30), mas será prorrogada por mais uma semana.
Portanto, até a quarta-feira, 7 de julho, continua não sendo permitido o funcionamento das atividades econômicas e culturais no período determinado. A regra vale para bares, restaurantes, supermercados, igrejas, feiras livres, lojas de conveniência, dentre outras atividades.
O delivery permanece permitido, sem restrições de horário. Drive Thru e Take Away, por sua vez, não estão autorizados. Também permanece proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos, no mesmo período das 19h às 5h.
A prorrogação do decreto que estabelece restrições de circulação atende a uma Nota Técnica do Centro de Contingência do Coronavírus, recomendando “que a circulação de pessoas entre 19h e 5h seja fortemente desestimulada”.
Segundo os prefeitos, ainda não é possível avaliar os impactos epidemiológicos das novas restrições iniciadas em 19 de junho.
Com mais uma semana de atividades restritas no período noturno, espera-se comprovar a redução na taxa de ocupação das UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), assim como, a diminuição da média móvel de contaminação pelo Coronavírus.
A decisão pela prorrogação das restrições por mais uma semana ocorreu em reunião realizada no início da noite deste último domingo, 27 de junho, com a presença do prefeito de Mogi Mirim, Paulo de Oliveira e Silva (PDT), da secretária de Saúde de Mogi Mirim, Clara Carvalho, do secretário de Saúde de Itapira, Vladen Vieira, e do secretário Adjunto de Saúde de Mogi Guaçu, Carlos Roberto Marrichi Junior.
A prefeita de Estiva Gerbi, Cláudia Botelho (MDB), e o prefeito de Conchal, Vando Magnusson (PSDB), não participaram da reunião, mas enviaram mensagens ratificando a decisão de prorrogação das restrições. (Da Redação)