A Secretaria de Mobilidade Urbana deu início na última quarta-feira aos testes de radares móveis em Mogi Mirim. Dois aparelhos vêm sendo utilizados na Rua Padre Roque, no Centro, e na Avenida Expedido Quartieri, na zona Leste, em caráter experimental. A ideia da Prefeitura é promover um período de conscientização aos motoristas, antes da aplicação efetiva de multas em caso de infração, que deverá ter início um mês após os testes, na segunda quinzena de setembro.
As irregularidades registradas serão informadas aos motoristas na forma de advertências, sem efeito de multa, enviada para a casa de cada infrator. A velocidade permitida varia entre 50 e 60 quilômetros por hora.
Os aparelhos são testados em vários pontos das vias. Na manhã de ontem, um deles operava em um trecho próximo à Rua Sergipe, na Padre Roque. Próximo ao Bar do Tina, avisos no asfalto com a palavra ‘Radar’ já foram pintados. Ali deverá ser instalado o radar fixo, que entrará em operação até o final de setembro.
Pesou na escolha dos dois locais para o início dos testes o grande fluxo de veículos que passam diariamente nas regiões. A Padre Roque é uma das principais vias de entrada da cidade, e a Expedito Quartieri tem grande movimento rumo à bairros da zona Leste.
Segundo a Prefeitura, serão divulgados semanalmente os locais onde os radares móveis estarão em fase de teste.