Onde há crise, lá está a TI, ou Tecnologia da Informação, para encontrar soluções. É o mercado que mais cresce no mundo atual, mesmo em tempos de pandemia. E Mogi Mirim quer surfar nessa onda com a criação de um Polo Tecnológico (PT).
Neste sentido, a Prefeitura anunciou ontem à imprensa a instalação, na cidade, da Ycons IT Consulting, do ramo de TI, que vai trabalhar com o Poder Público, a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), Faculdade de Tecnologia “Arthur de Azevedo” (Fatec) e Escola Técnica “Pedro Ferreira Alves” (Etec), na implantação desse PT.
A Ycons, como empresa de consultoria em TI, vai promover junto com a Fatec Mogi Mirim a formação de mão de obra qualificada para o mercado, além de trazer à cidade projetos para serem desenvolvidos aqui e, assim, gerar emprego e renda.
“Para ser Polo Tecnológico temos que formar mão de obra, mas também desenvolver projetos de alta tecnologia aqui. E isso é totalmente viável”, ressaltou o CEO da Ycons, o mogimiriano Gilberto Savoy Filho.
Ele estima que, em até três anos, é possível ver esse sonho se tornar realidade, com geração de empregos com a chegada de startups e milhões de reais em investimentos permanentes. Só para se ter ideia, a Ycons estima faturar este ano R$ 3,2 milhões e, em 2022, R$ 8,3 milhões.
Todo esse projeto ambicioso já até tem um nome sugerido – Mogi2Go, em português, Mogi Para Ir. “Vamos”, exclama Savoy.
O secretário de Governo, Massao Hito, disse que o foco da política de industrialização que Mogi perseguirá daqui para frente será em empresas de alta tecnologia.
“Lá atrás, o foco era a indústria metal mecânica. Os tempos mudaram e o foco agora é a tecnologia da informação”, ressaltou. O prefeito Paulo Silva acrescentou: “Queremos transformar Mogi Mirim em um grande Polo Tecnológico. Já estamos trabalhando nisso”.
Em maio deve acontecer o primeiro workshop da Ycons com a Prefeitura e a Acimm para divulgar, com mais detalhes, o projeto Mogi2Go.