Na manhã de sexta-feira (16), o prefeito Paulo Silva (PDT) anunciou um grande investimento destinado à reforma do sistema elétrico da Santa Casa de Mogi Mirim.
O valor de R$ 1,05 milhão é uma contrapartida financeira da empresa Reserva da Cachoeira, pela construção do empreendimento imobiliário Avenida Garden, já em obras, localizado na Estrada da Cachoeira.
Com o valor, será possível custear a substituição do sistema elétrico de setores estratégicos da Santa Casa, como, por exemplo, as UTI’s e o centro cirúrgico.
O Termo de Compromisso entre as partes foi assinado logo após o anúncio.
Estavam presentes na ocasião a vice-prefeita Maria Alice Mostardinha, o provedor da Santa Casa, Milton Bonatti, o atual interventor Vagner Lourenço e o proprietário do empreendimento, Bruno Vomero Geraldo.
A sugestão de direcionar o pagamento da contrapartida para melhorias na Santa Casa foi feita pelo prefeito ao empresário, responsável pelo loteamento.
“Achei muito interessante, neste período de pandemia, o que o Dr. Paulo sugeriu pra gente, o que nos deixou muito honrados, que é poder ajudar a Santa Casa renovando a parte elétrica. A honestidade desta nova gestão e o modelo que ele está implantando deveria ser seguido pelo Brasil inteiro”, disse Vomero.
As instalações elétricas da Santa Casa são bastante antigas, e com o aumento de leitos de UTI haveria o risco de sobrecarga.
Paulo Silva explicou a importância da reforma.
“O investimento vai oferecer segurança no atendimento aos pacientes. Para entender sua importância, imagine um hospital lotado com pacientes sendo operados no centro cirúrgico, precisando de energia elétrica, utilizando respiradores mecânicos que não podem parar… Imagine uma pane elétrica num hospital deste porte, que terá agora cerca de 40 leitos de UTI. Não podemos correr nenhum risco ali dentro. O investimento veio em ótima hora.”
Ao provedor Milton Bonatti, o prefeito afirmou ainda que busca financiamento para renovar equipamentos e modernizar a Santa Casa.
“Estou empenhado em recuperarmos o hospital. Vamos comprar tomógrafo, ultrassom, raio-x, videolaparoscopia, toda aparelhagem de endoscopia digestiva… Vamos equipar o hospital e deixá-lo moderno. Vamos fazer um financiamento em São Paulo. Estamos prevendo R$ 3 milhões de investimento para a compra de equipamentos para a Santa Casa. A Prefeitura vai comprar e doar ao hospital para deixá-lo como um hospital de primeiro mundo”, salientou o prefeito. (Da Redação)