As conversas entre a Prefeitura e a concessionária de energia Elektro, a fim de tratar sobre a gestão dos postes de iluminação pública espalhados pela cidade, que ficarão à cargo do município a partir de 2015, já tiveram início. Executivo e empresa trabalham em conjunto para discutir os principais pontos no cronograma de trabalho, dificuldades e ferramentas que deixem a cidade apta para atender a alta demanda de atendimentos. A norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começaria a valer a partir de janeiro, mas foi prorrogada até o final do ano, após pedido de diversas prefeituras do país.
Gerente e consultor institucional da Elektro, Eduardo Zornoff, explicou à reportagem que o ponto de partida para a elaboração do plano de trabalho da Prefeitura começou no ano passado, em conversas junto à Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços. “Nós estamos desde 2013 dando todo o apoio aos municípios, disponibilizando informações e criando todas as condições favoráveis para o município. A Elektro não segura uma informação sequer”, explicou Zornoff.
Na noite da última segunda-feira, ele esteve na Câmara Municipal, onde fez um breve relato sobre o sistema de trabalho da empresa, além de sanar dúvidas dos vereadores.
A Prefeitura ficará responsável pela troca, manutenção de lâmpadas e instalação de novos pontos de iluminação na cidade, enquanto a Elektro continua no fornecimento de energia elétrica. Mogi Mirim possui cerca de 15 mil pontos de iluminação.
As informações referidas por ele estão voltadas ao número de atendimentos e de ocorrências no município, fornecedores, grade de treinamento para funcionários, mapa de iluminação e toda a estrutura necessária para colocar o serviço em operação.
A fim de qualificar o corpo de profissionais, o Executivo terá de seguir uma grade de treinamento, realizar cursos básicos de eletricista, disponibilizar equipamentos de proteção individual e coletivo, além de possuir veículos próprios com escadas, cestas aéreas e deixar de prontidão equipes de plantão em casos de atendimento de emergência.
Dificuldades
Implantar e manter um novo sistema de trabalho em relação à iluminação pública é uma das dificuldades que serão encontradas pela Prefeitura, na opinião de Zornoff. “Vejo que a maior dificuldade é compor uma estrutura de algo que não conhece, é uma exigência muito grande, uma mudança de cultura, pois já existe um modelo que vem de muitos anos”, justificou.
Por outro lado, vê benefícios com a nova norma. “Enxergo como positivo, o município acaba tendo novos projetos de iluminação”, analisou.