Com a presença do prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), da secretária de Saúde e Educação, Flávia Rossi, secretários municipais, equipe multiprofissional e pacientes, a Prefeitura inaugurou, na manhã desta terça-feira (17), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
Em um imóvel localizado à Rua Aquiles Albano, 328, no bairro da Santa Cruz, Zona Oeste, o espaço propicia melhores condições de atendimento e comodidade para o tratamento ambulatorial a todas as pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. Até então, a unidade funcionava em uma casa à Rua Paissandu, no Centro.
O imóvel conta com estrutura para o trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, clínico geral, três psicólogos, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e dois terapeutas ocupacionais, além de um professor de educação física e educador social.
Com recepção, sala de reunião em grupo, área para atendimento médico, psicológico e demais atividades, leva o que existe de melhor para a prevenção e combate ao álcool e drogas. Uma piscina será utilizada para aulas de hidroginástica.
A unidade assistencial disponibiliza acompanhamento clínico e um trabalho de reinserção social do paciente, com ênfase no fortalecimento dos laços comunitários e familiares e a importância do trabalho, lazer e exercício dos direitos civis. O CAPS AD tem como coordenadora a enfermeira Daniela Canelle dos Santos.
“Fico orgulhoso, estamos conseguindo dar passos arrojados no atendimento da saúde pública. Espero que os pacientes reconheçam isso como uma nova chance, utilizem tudo o que o CAPS AD possa oferecer, e que tenham uma reabilitação o mais rápido possível. Torcemos para que vocês se beneficiem de todo o espaço”, enfatizou o prefeito Carlos Nelson Bueno.
Portas Abertas
O CAPS AD atende aproximadamente 310 pacientes por mês, entre adolescentes e adultos. O acesso ao serviço ocorre através de demanda espontânea, com atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Outro serviço oferecido no local é voltado à prevenção contra o cigarro. Sempre às quartas-feiras, a unidade abriga o chamado grupo de tabagismo, com atendimento inicial prestado por terapeutas e, após quatro encontros, com o médico especializado, responsável por conduzir o tratamento clínico.
Os profissionais envolvidos possuem capacitação pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), ligado à secretaria estadual de Saúde, o que permite a aplicação do trabalho. (Da Redação / Fotos: Divulgação)