O Conselho Municipal de Turismo de Mogi Mirim (COMTUR) firmou parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais “12 de Outubro” para a implantação de um projeto que promove o turismo rural no Assentamento Horto de Vergel.
O projeto foi apresentado em reunião realizada no último dia 19, no Centro Cultural “Prof. Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, e já obteve aprovação da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, alcançada pela APPR “12 de Outubro”, custeará a iniciativa. A associação é presidida pelo assentado Walter Durante.
A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura e Turismo e Obras e Planejamento, prestará suporte à implantação da proposta de integrar o campo à cidade. Estão sendo organizados encontros com os proprietários rurais para planejar a execução. O prefeito Gustavo Stupp tem sido um dos grandes incentivadores do turismo em Mogi Mirim, reconhecendo os benefícios da atividade nas esferas econômica, social e cultural.
As etapas de implantação incluem a qualificação das famílias envolvidas, a criação de uma agência de turismo para organizar as visitações, a produção de um vídeo sobre o local, a criação de um site, a publicação de um mapa contendo os possíveis pontos turísticos e a realização de uma feira de exposição dos produtos do assentamento.
“O turismo rural no Horto de Vergel será mais uma opção para os turistas e moradores de Mogi Mirim. O local possui riqueza natural e grande potencial para atividades ecológicas, festas culturais e cavalgadas”, projeta o membro do COMTUR, Ed Alípio, que atua na Secretaria de Cultura.
Está sendo estudada a restauração da Estação Vergel para que o espaço possa abrigar atividades de turismo, cultura e educação ambiental.