sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaquePrefeitura orienta sobre o risco com escorpiões

Prefeitura orienta sobre o risco com escorpiões

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Saúde, orienta sobre os cuidados que a população deve tomar para evitar o aparecimento de escorpiões na cidade. Isso porque são animais resistentes a maioria dos venenos por diversos fatores.

Entre eles, é que para o veneno agir no escorpião, ele precisa entrar em contato com a parte ventral (a barriga), pois nas costas, a carapaça o protege. Os escorpiões só saem de seus esconderijos à noite, dificultando o contato com os venenos e possuem o hábito de andar “de ponta cabeça”, (ex: embaixo da tampa da mesa, aderidos a toras, etc), além de os abrigos serem na maioria das vezes fora dos imóveis.

Tudo isso dificulta o uso de veneno, pois todos, quando entram em contato com matéria orgânica (ex: solo, fezes, restos de folhas, etc) são inativados. Por isso, as principais armas contra os escorpiões são alguns cuidados simples como vedamento de ralos, caixas de gordura, tanques e soleiras de portas, evitar plantas próximas às paredes das casas, retirar o entulho, não deixar acumular telhas nos quintais e rebocar as paredes para evitar que eles utilizem as frestas dos tijolos como abrigos.

Em caso de acidentes com escorpiões, recomenda-se lavar o ferimento com água e sabão e fazer compressas mornas para o alívio da dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo. Vale ressaltar que, torniquete, corte na região da picada, sugar o veneno ou ingerir qualquer tipo de garrafada não são ações recomendadas e também não resolve o problema.

Em caso de agressão deve-se procurar o médico imediatamente, e, se possível, levar o escorpião agressor, mesmo que seja morto.O veneno de escorpião pode ser fatal para idosos e crianças pequenas

Alternativa

No caso de aparecimento de escorpiões, moradores podem protocolar reclamação no Protocolo da Prefeitura, situado à Rua Dr. José Alves, 129, no Centro para que a equipe de Saúde possa ir ao local e orientar sobre o que fazer. Vale ressaltar que até o momento, o setor responsável não recebeu nenhuma reclamação de munícipes.

O escorpião

Existem aproximadamente 1.400 espécies de escorpiões. No Brasil são cerca de 75 espécies espalhadas pelo País.

Os escorpiões podem viver vários meses sem água e alimento em seus esconderijos. São animais com hábito noturno, predadores carnívoros que se alimentam de insetos, como baratas, uma das causas de seu aparecimento. Durante o dia  escondem-se, por exemplo, debaixo de tijolos, telhas, pedras e rachaduras em paredes.

Seus principais predadores  são galinhas, pássaros, lagartixas e alguns mamíferos insetívoros.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments